O Fundo Monetário Internacional e o governo argentino chegaram a um acordo preliminar para um pacote de resgate de US$ 20 bilhões.
“Os funcionários do FMI e as autoridades argentinas chegaram a um acordo em nível de funcionários sobre um programa econômico abrangente que poderia ser apoiado por um acordo de 48 meses no âmbito do Mecanismo de Financiamento Ampliado (EFF) para um total de 20 bilhões de dólares”, disse o Fundo em um breve comunicado.
O acordo está sujeito à aprovação da diretoria executiva do FMI, que deverá analisá-lo “nos próximos dias”, informou o comunicado.
“O acordo se baseia no impressionante progresso inicial das autoridades na estabilização da economia, apoiado por uma forte âncora fiscal, que está produzindo uma rápida desinflação e uma recuperação da atividade e dos indicadores sociais”, disse o FMI.
O programa busca apoiar a próxima fase da agenda de estabilização e reforma da Argentina, que visa ancorar a estabilidade macroeconômica, fortalecer a sustentabilidade externa e desencadear um crescimento forte e mais sustentável, ao mesmo tempo em que administra um contexto global “mais desafiador”.
A Argentina é o maior devedor do FMI e já deve ao Fundo mais de US$ 44 bilhões. Os novos empréstimos agora serão usados para cobrir os pagamentos de juros ao FMI e para aumentar as reservas cambiais do Banco Central.
Agência Brasil
Leia também:
França e Alemanha promovem o Docs, o Google Docs europeu
Docs, a ferramenta europeia de escrita colaborativa e de código aberto
China anuncia lançamento da missão tripulada Shenzhou-20
A Agência Espacial Tripulada da China anunciou que o lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-20 será realizado às 17h17 desta quinta-feira (24), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país. Os astronautas Chen Zhongrui e Wang Jie, juntamente com o comandante Chen Dong, serão os responsáveis pela missão de voo […]
Líderes internacionais confirmam ida a funeral do Papa
Lula já confirmou ida ao funeral do Papa Francisco, assim como Trump e Milei, dois desafetos do pontífice
EUA ‘preparando o terreno’ para um acordo tarifário com a China
Sem dar prazo, porta-voz dos EUA comenta possível acordo tarifário com a China e garante que tem propostas de 18 países
FMI rebaixa previsões de crescimento em quase todos os países
Brasil crescerá 2% em 2025 e 2026, segundo o FMI, abaixo dos 2,2% em ambos os anos previstos no relatório de janeiro
Funeral de Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior; papa pediu velório simples em testamento assinado em 2022