Foco

98

O que era só rumor – denunciado nesta coluna – já virou projeto, e apresentado por uma deputada do PT, Selma Schons (PR). No último dia 11 ela apresentou proposta de emenda que altera o artigo 212 da Constituição Federal, que trata do financiamento da educação. Uma das alterações propostas acrescenta como fonte adicional de financiamento a contribuição social recolhida “por todos os detentores de diplomas de graduação e pós-graduação obtidos em instituições federais, estaduais e municipais, para a ampliação de suas vagas e valorização salarial de seus profissionais”. De quebra, a proposta tenta colocar professores e funcionários, interessados em aumento, em choque com os alunos.

Ecumenismo
Ironia notada por um motorista obrigado a circular diariamente pela Barra da Tijuca, no Rio: a rua na esquina da Avenida das Américas que conduz a algumas das principais universidade$ particulare$ do país foi batizada com o nome de Luiz Carlos Prestes. Defensor do ensino público e gratuito de qualidade, o veterano líder comunista, onde quer que se encontre, deve estar pasmo com a homenagem.

Férias
A Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro promoverão um ciclo de palestras em janeiro com preço especial para estudantes. Serão 15 palestras, com início no dia 9 de janeiro, a um preço de R$ 25, sobre temas como introdução ao mercado de capitais, sistema financeiro nacional e mercado cambial. As palestras serão no Centro de Treinamento da Aberj (Rua do Ouvidor, 50 – 12º andar). Inscrições pelos telefones (21) 2253-1538 e 2203-2188 ou [email protected]. O programa completo está em www.aberj.com.br.

Desabamento
“O desenvolvimento do país só virá quando a construção civil for vista como uma atividade fim”, decreta Márcio Fortes, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). O setor foi o que mais caiu na economia brasileira este ano em relação a qualquer atividade industrial. Márcio Fortes adverte que um setor que representa 19,26% do PIB precisa receber mais atenção, especialmente pela sua capacidade em gerar empregos. Ele lembra que o ano de 2003 aponta para a pior performance dos últimos tempos.

Espaço Publicitáriocnseg

Transmutação
Da série acredite se puder: 2003 termina com a prefeita de Magé, Narriman Zito,  e  o governador de Roraima, Flamarion Portela – este temporariamente licenciado -, no PT e a senadora Heloísa Helena fora.

Sem liminar
Exonerado terça-feira dos quadros da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, o fiscal de rendas Rômulo Gonçalves, um dos acusados no escândalo do Propinoduto, recorreu à Justiça, reclamando que está sendo submetido a um processo administrativo disciplinar e que não pode ser demitido enquanto a sentença condenatória não tramitar em julgado. O desembargador Sylvio Capanema, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negou liminar a um mandado de segurança impetrado pelo fiscal – ou ex-fiscal – contra a governadora do estado, Rosinha Matheus. O desembargador ressaltou que, caso se concretize a demissão e se ela for ilegal ou abusiva, aí sim, poderá o impetrante reclamar a restauração dos seus direitos.

Feliz Natal
Aos que mandaram cartões e e-mails a esta coluna, nossa retribuição. Aos nossos leitores, o desejo de um Feliz Natal, em que a chegada de um Papai Noel de barba seja sinônimo de alegria e mudança e não de um genérico do tucanato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui