Fogo amigo

A indicação do senador José Jorge (PFL-PE) para vice na chapa de Geraldo Alckmin reforça a tática dos marqueteiros do PT que planejam reduzir a eleição presidencial a uma disputa roto x esfarrapado. Temeroso desse tipo de confronto, os tucanos optaram por trocar José Serra – ex-ministro de FH – por Alckmin. Ao escolher Jorge, ministro do apagão no Governo FH, para a chapa com o PSDB, o PFL ajuda o PT na tentativa de simular a polarização com o desastroso governo tucano.

Novo sol nascente
Quarenta porcento de executivos da Ásia ouvidos em pesquisa da Economist Intelligence para a Thomson Scientific citaram o apoio ativo do governo chinês para pesquisa e desenvolvimento (P&D) como o maior recurso da China. A pesquisa entrevistou 165 executivos seniores na região da Ásia Pacífico (incluindo 37% da China) e foi realizada em abril e maio.
Mais de 25% dos entrevistados consideram as companhias internacionais como mais competitivas do que suas próprias organizações, enquanto apenas 6,75% consideram as companhias chinesas como mais competitivas. Porém, as estatísticas da Thomson para registro de patentes indicam que isto está fadado a mudar. Os mais recentes dados revelam que o número de solicitações de registros pelos chineses praticamente triplicou de 2000 a 2004.
Para Vin Caraher, presidente da Thomson, “torna-se evidente que a China está mudando rapidamente, de uma base de fabricação de baixo custo, para uma base de inovação de baixo custo, onde complexos processos de P&D, experimentação e exploração são conduzidos”.
Dois terços dos executivos asiáticos estão preparados para incrementar os seus orçamentos em P&D durante os próximos três anos. O país que mais se beneficiará deste investimento é a China, com 48,15% das companhias afirmando que terão a maior parcela de seus gastos em pesquisa, a frente da Índia (24,07%), EUA (21,69%) e Europa (20,99%).

Barça
Durante palestra no 17º Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef), o presidente da CEG (distribuidora de gás no Rio), Daniel Lopez Jordá, que é espanhol, provocou risos na platéia ao confessar estar “de ressaca” por ter comemorado o título do Barcelona na noite anterior. Os clientes da empresa também, mas por outras razões.

Ponte aérea
A tradicional universidade paulista Mackenzie chega ao Rio através de convênio de cooperação acadêmica, técnica, científica e educacional com a Faculdade Moraes Junior. O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Marcos Lins, estará no Rio dia 25 para a inauguração do novo prédio dos cursos de pós-graduação e extensão da Moraes Junior.

Heloísa em Manaus
Candidata do PSOL à presidência da República, a senadora Heloísa Helena (AL), faz palestra nesta sexta-feira em Manaus, na X Conferência Nacional dos Legislativos Brasileiros. O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel Tropical de Manaus.

Pindaíba
No Estado do Rio de Janeiro, 80% dos processos que tramitam na justiça são feitos pela Defensoria Pública, instituição que realiza atendimento gratuito para quem não tem dinheiro para contratar um advogado. Só no ano de 2005, foram mais de 2,5 milhões de causas. A atuação está retratada no livro Assistência Jurídica Gratuita (Editora Lumen Juris), que o defensor Rogério Nunes de Oliveira lança nesta sexta, em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público.

Purgatório
Para agregar autenticidade a sua conversão à defesa dos interesses nacionais, os neonacionalistas tucanos e pefelistas, bem como seus associados na mídia, devem um pedido público de desculpas ao país. Refere-se ao longo silêncio mantido até agora pela suprema humilhação a que submeteu o Brasil o então ministro das Relações Exteriores de FH, Celso Lafer, ao retirar os sapatos para entrar nos Estados Unidos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorToma que o filho é seu
Próximo artigoJuízo final

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais