Pressionado pelo recrudescimento das pressões para o aumento do salário mínimo, inclusive dentro de sua própria base de apoio e – não por coincidência – após a sova das urnas no primeiro turno, o presidente FH resolveu transferir para o Congresso Nacional e para a oposição sua responsabilidade de identificar fontes orçamentárias para garantir o reajuste do mínimo. Sempre a postos para colaborar, essa coluna sugere ao presidente uma rápida consulta à execução do Orçamento nos seus cinco primeiros anos de mandato. Assim, poderá constatar que, entre 1995 e 1999, seu governo gastou R$ 319 bilhões com pagamento de juros. Dessa forma, em lugar de contrabandear dogmas econômicos, como o aumento da tributação, poderia fazer da inversão da política monetária o principal suporte para a melhora dos salários dos brasileiros mais necessitados e da retomada do desenvolvimento.
Disputa
A Infraero irá realizar, nesta semana, a primeira licitação na modalidade de pregão, para locação de diversos modelos de impressoras. O pregão irá contar com a participação de onze empresas que apresentaram proposta para os três lotes de equipamentos que a Infraero se propôs a locar. Esta nova modalidade de licitação foi recentemente aprovada pelo governo federal, para os órgãos da administração direta e indireta, com a alegação de que vai agilizar o processo de aquisição e possibilitar a negociação para redução de preços.
Nesta primeira experiência houve acirrada disputa entre os licitantes, que reduziram consideravelmente os preços inicialmente apresentados. A Infraero informa que, a partir de agora, a modalidade será utilizada para compras de bens e serviços comuns na sede da empresa e, a curto prazo, será implementado nos Centros de Negócios Aeroportuários, de Norte a Sul do país.
Guerra
O PDT resolveu destituir o secretário estadual de Transportes, Luiz Alfredo Salomão, da Secretaria de Relações Exteriores do partido. A medida é em represália ao fato de Salomão ter optado pelo apoio ao governador Anthony Garotinho na luta interna com o presidente Nacional do PDT, Leonel Brizola. Em longo telefonema na noite de sexta-feira, Brizola convidou o jornalista e escritor Arthur Poerner para substituir Salomão no cargo.
Consultório Web
Os empresários que querem fazer negócios na Web acabam de ganhar um poderoso aliado, o Dr@ (Doutor Arroba), consultor virtual de marketing para Internet. O serviço, inteiramente grátis, é representado por um personagem especialista em soluções estratégicas para empresas que querem investir em e-commerce, e-business, desenvolvimento de sites e e-mail marketing. O site do Dr@ (www.drarroba.com.br) produz diagnósticos específicos às necessidades e ao ramo de negócio de cada cliente. O site ainda oferece palestras com profissionais (do Sendas Delivery), artigos e pesquisas. Criado pela Arroba Comunicação, o site orienta empresários que querem investir em soluções estratégicas e não sabem aplicar com eficiência as numerosas ferramentas e técnicas que surgem no universo virtual. O site produz, a partir de consultas, diagnósticos específicos para as necessidades e o ramo de negócio de cada cliente. As consultas podem ser feitas por e-mail ou on line (com hora marcada).
Bênção
O bispo de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, recebe hoje o título de doutor honoris causa da Unicamp. A homenagem ao bispo revela que, apesar dos esforços do governo para isolar o MST, o movimento continua detentor de forte simpatia no mundo acadêmico, cada vez mais refratário ao presidente FH, apesar da sua origem uspiana. Ontem, durante o lançamento da Agenda Mundial no Parlamento Latino Americano, em São Paulo, dom Pedro, um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica, fez questão de ressaltar a importância da luta do MST e criticou duramente a política do governo para a reforma agrária: “Bendito seja o MST. Se não houvesse o MST teríamos de criá-lo”, defendeu o religioso, que vai ministrar a aula magna da Unicamp.
Custo petróleo
A Petrobras está extraindo petróleo no Brasil a US$ 13 por barril. Para analisar quão baixo é esse valor, que inclui a produção e os demais custos, é importar relembrar que boa parte do petróleo brasileiro é explorado em águas profundas, o que obriga a investimentos bem mais pesados que a exploração em terra firme. E, ao contrário do que o próprio tucanato “planta” na imprensa “chapa branca” o número é amplamente conhecido no governo, que recebe cerca de 400 relatórios mensais da Petrobras.