35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Fora das estatísticas

A inflação da classe média está subindo em níveis bem superiores aos registrados pelos índices tradicionais de inflação. Pesquisa realizada pelo site Diga-me.com e pela Grottera com 950 entrevistados em todo o país, com idade superior a 20 anos, revela que despesas tradicionais, como serviços residenciais, higiene e eletrodomésticos, já são superadas por gastos com telefone celular, Internet e TV paga.
Segundo a pesquisa, o grupo “Novas Despesas”, que inclui telefone celular, Internet e TV por assinatura (3,66%), já supera gastos como consumo de produtos de limpeza (3,4%), serviços residenciais (3,36%), higiene (2,86%), produtos farmacêuticos (2,80%) e eletredomésticos (1,76%).
“Há cinco anos, os gastos com novas despesas eram menos significativos, mas, atualmente, eles já superam setores tradicionais da economia e refletem na queda de consumo de diversas categorias do mercado”, avalia o publicitário Luís Grottera, presidente da Grottera.
Como boa parte dessas despesas não são captadas ou são subestimadas pelos índices tradicionais, a leitura da pesquisa mostra que a conta paga pela classe média nos seguidos ajustes fiscais é ainda maior do que o admitido pelo senso comum.

Fora das estatísticas II
A pesquisa mostra ainda que, em janeiro, os gastos com IPTU/IPVA chegaram a comprometer até 8,81% dos gastos de entrevistados da região Sudeste e com renda acima de 20 salários mínimos, superando despesas com itens como vestuário, saúde, educação, recreação. Segundo dados da Secretaria estadual da Fazenda de São Paulo, este ano o pagamento da quota única do IPVA chegou a 58%, contra 51% do ano passado. “Houve um índice maior de pagamentos à vista deste imposto e isto provocou um impacto significativo no orçamento familiar”, ressalva Grottera.

Democracia tucana
Uma pedra no sapato do Governo FH, a Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) reclama que, repetindo prática recorrente na administração de Shigeaki Ueki na Petrobras, a empresa, sob o comando de Philippe Reuchstul, vem “recomendando” aos técnicos com  cargos de chefia que se desfiliem da entidade.

Voz da rua
Acompanhados de parlamentares da oposição, dirigentes do Sindicato dos Bancários do Rio farão manifestação hoje, a partir de 11h, na esquina das Ruas Ouvidor e Uruguaiana. Os bancários levarão para as ruas esquetes apresentados pelos atores da Cia. de Emergência Teatral, para denunciar, com muita ironia, os escândalos que cercam o Governo FH e envolvem políticos aliados. Não faltará uma “cadeia” em que os corruptos serão presos. Os manifestantes vão coletar assinaturas em defesa da CPI da Corrupção.

Penitência
Os brasileiros gostariam de ver o senador José Arruda (PSDB-DF) repetir a mesma performance exibida ontem no Senado para estender seus pedidos de desculpas a todas as vítimas da política econômica, cujos fundamentos, como líder do presidente FH, ajudou a aprovar no Congresso. Contrito, Arruda poderia desculpar-se pela explosão da dívida pública, pelas privatizações, pelo arrocho dos salários, pelo massacre dos servidores, pelo desemprego etc.

Artigo anteriorDiferença menor
Próximo artigoTabela
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.