Forças Armadas e Guedes em baixa no Brasil

Menos de 1/4 dos formadores de opinião aprovam atuação do Ministério da Economia.

Fatos e Comentários / 19:25 - 15 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Pesquisa da Ipsos que ouviu formadores de opinião da América Latina, divulgada nesta coluna semana passada, em primeira mão, quis saber sobre o desempenho das instituições no manejo da crise de Covid-19. As Forças Armadas aparecem com melhor índice de aprovação (65%) e apenas 31% de desaprovação, não muito longe de empresas privadas (62% a 37%), meios de comunicação (61% a 39%), sistema de saúde privado (59% a 40%) e de saúde pública (56% a 43%). Nas últimas posições aparecem os ministérios da Economia (44% de aprovação e 54% de desaprovação) e Congresso (35% a 63%).

No caso da saúde pública, o resultado final é distorcido pelas opiniões dos líderes do Peru, Bolívia, Equador e América Central e Caribe, com forte viés crítico. Chile (92%) e Argentina (89%) aplaudiram o sistema de saúde público. Assim também foi no Brasil, com 83% de aprovação (50% aprovam muito e 33% aprovam um pouco).

Por outro lado, os líderes de opinião brasileiros foram os mais críticos à atuação do Ministério da Economia, com 76% de desaprovação. Bolívia veio de perto, com 75%. Na avaliação do Congresso, o Brasil destoa, com 83% de aprovação. O segundo, a Argentina, aparece com 44%.

No Brasil, apenas 30% aprovam a atuação das Forças Armadas.

 

Tabelinha

A desaprovação à equipe de Guedes parece ter eco também na presidência. Jair Bolsonaro mais uma vez passou pito em público às propostas de atacar a bolsa da população. Ou não? Já há quem enxergue uma tabelinha entre ministro e presidente, que sai com a imagem de defensor dos pobres, enquanto o ministro mantém o privilégio dos ricos.

 

Negócio da China

Mais da metade (56%) dos presidentes de grandes empresas brasileiras e 68% das mundiais ouvidos em pesquisa da KPMG que apostam expandir a atuação das companhias que lideram têm preferência por mercados emergentes. E 68% dos brasileiros e 67% dos CEOs globais também colocam entre as prioridades os países e regiões que fazem parte da Iniciativa do Cinturão e Rota, menina dos olhos do Governo da China.

 

Sabor de café

O Instituto Preservale inaugura a mostra virtual “Sabores do Vale do Café”, para apresentar o potencial gastronômico da região fluminense, através de imagens ou vídeos que retratam algumas experiências que podem ser vivenciadas.

Com curadoria de Viviane Fernandes e Thiago Oliveira e produção de Bayard Boiteux, a viagem apresenta memórias afetivas de 20 pessoas escolhidas para expressar seu amor pela região. Entre elas estão Antonia Leite Barbosa, Christiane Michelin e Sebastião Marinho.

Nestor Rocha, que preside o Instituto, salienta que o importante é manter viva a chama do produto e ressaltar alguns sabores a que o Vale remete. A exposição pode ser visitada no Facebook.

 

Baú da infelicidade

O PT foi salvar o baú de Silvio Santos e agora vê a ex-presidente da Caixa e 3 ex-diretores da CaixaPAR serem indiciados pela PF pela compra de 35% (por R$ 740 milhões) do PanAmericano, onde foi descoberta fraude contábil. SS passou ileso e segue apoiando o governante de plantão.

 

Rápidas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval abriu processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado profissionais em Estudos Marítimos 2020. Inscrições até 2 de outubro. *** Nesta quarta-feira, às 19h, a Agilers promove o webinar beneficente “Como o RH pode Sobreviver na Transformação Ágil?”, com ingressos destinados para o CAMP Centro *** Pelo segundo ano consecutivo a Agência A+, de comunicação integrada, recebeu o selo de melhor empresa para se trabalhar no Estado do Rio de Janeiro na categoria boutique (microempresa) e no segmento de comunicação, de acordo com o Great Place to Work (GPTW) *** O escritório Crivelli Advogados realizará ciclo de palestras virtuais, de quinta a sexta desta semana, 17h, para debater as propostas de reforma tributária. Inscrição aqui  *** Para incentivar a variedade de práticas esportivas, a Rio Ecoesporte promove aulas de yoga no Quiosque Rio Point, na Praia da Barra, próximo ao Posto 4. Sempre aos sábados, às 8h30. Instagram: @rioecoesporte

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor