Foro Inteligência promove debate sobre conflito Israel x Palestina

294

As professoras Monica Herz e Monique Sochaczewiski Goldfeld são as convidadas do próximo Foro Inteligência “Israel e palestinos – um conflito sem solução no horizonte”, no dia 23 de junho, para debater o último choque aberto e as possibilidades de caminhos para resolução da questão. Apesar do cessar fogo, acordado em maio entre o Estado de Israel e o Hamas, grupo islâmico radical que mantém o controle sobre a Faixa de Gaza, a professora Monica diz que não há razões para otimismo, pois “é tudo provisório, um mero intervalo”.

No conflito entre Israel e palestinos, que já se estende por 90 anos, a violência aniquiladora pode ser retomada a qualquer momento. A rotina fatal tem sido a regra.

“Ao longo de 11 dias de maio, o Hamas despejou foguetes contra Israel, que submeteu a Faixa de Gaza a diversos bombardeios aéreos. Resultado: de um lado, 243 palestinos mortos, sendo 66 crianças; do outro, 12 israelenses perderam a vida, sendo dois menores de idade”, lembrou Monique.

A professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Ph.D em Relações Internacionais, Monica Herz, vai abordar o papel da mediação egípcia e as interações entre as forças de segurança israelenses, palestinas e egípcias. “A paz definitiva na região parece ainda distante. Portanto, apesar de acordos momentâneos de cessar-fogo, qualquer incidente reacende os embates, com mortos dos dois lados. Enquanto isso, adia-se a efetivação do Estado Palestino, embora ele seja reconhecido por vários países”, comenta.

Espaço Publicitáriocnseg

De acordo com a Professora do IDP, pesquisadora sênior do GEPOM e doutora em História, Política e Bens Culturais Monique Sochaczewski, o conflito israel-palestino é bem mais recente do que acredita o senso comum, remontando à virada do século XIX para o XX. Para elaborar reflexões aprofundadas sobre ele, porém, a docente acredita que é necessário conhecimento da longa duração tanto das histórias judaicas e islâmicas – e seu profundo e legítimo relacionamento com o espaço, sobretudo de Jerusalém, e ainda da história do território da Palestina em diversas fases, no Império Otomano e durante o mandato britânico. Durante o encontro, apresentará as complexidades que envolvem as tensões locais e as iniciativas nativas de busca por solução ou, ao menos, por convivência pacífica.

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do projeto poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.

Serviço

Foro Inteligência

https://inteligencia.insightnet.com.br/foro/

https://www.facebook.com/RevistaInsightInteligencia

Israel e palestinos – um conflito sem solução no horizonte

Palestrantes: Monica Herz e Monique Sochaczewski

Data e horário: 23 de junho, às 19h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/foro23-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui