Força tarefa

Os correspondentes norte-americanos na Guerra do Vietnã foram aconselhados pelos militares dos Estados Unidos a andarem armados. A revelação foi feita pelo jornalista Peter Arnett, em palestra, ontem, na Universidade Estácio de Sá. O próprio Arnett, que se celebrizou mundialmente com a cobertura da Guerra do Golfo Pérsico, confessou ter usado uma pistola da Segunda Guerra Mundial durante aquela cobertura, mas ressalvou não aconselhar os futuros jornalistas que assistiam a sua palestra a repetirem seu gesto.

Se correr…
As lâmpadas fluorescentes compactas, receitadas como remédio para economizar energia nestes tempos bicudos, consomem menos, mas “poluem” infinitamente mais a rede elétrica. Esta “poluição” se reflete numa maior distorção da tensão presente na rede elétrica, podendo ainda levar ao surgimento de fenômenos mais graves, afetando o funcionamento de outros aparelhos ligados à rede, além de introduzir perdas. A denúncia é do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feec) da Unicamp José Antenor Pomilio, presidente da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. Fazendo uma analogia com um carro, seria como se tivéssemos um motor que fizesse 10 km por litro e aparecesse outro que rodasse 50 km com a mesma quantidade de combustível, mas emitisse poluentes num nível 10 vezes maior. “Talvez não seja sensato estimular a massificação do uso das atuais lâmpadas compactas, uma vez que estas são enormes “poluidoras” (em termos elétricos)”, conclui o professor Pomilio,

Desperdício
Enquanto os cidadãos se preocupam em como fugir do tarifaço na conta de energia elétrica, na noite do último domingo o canteiro de obras do Metrô, na Rua Toneleros, próximo à Siqueira Campos, em Copacabana, Zona Sul do Rio, estava com todos os holofotes acesos. Nenhum funcionário trabalhava naquela noite.

Terreno fértil
Apesar da promessa de safra recorde para este ano, a renda no campo deve encolher R$ 3,5 bilhões, segundo especialistas em agricultura. Depois o tucanato não entende porque o MST cresce que nem fermento no campo.

Babel
Piadinha, nem tão nova assim, que circula pela Internet: a ONU resolveu fazer uma grande pesquisa mundial. A pergunta era: “Por favor, diga honestamente qual sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo.” O resultado foi desastroso. Os europeus não entenderam o que é “escassez”. Os africanos não sabiam o que era “alimentos”. Os argentinos não sabiam o significado de “por favor”. Os norte americanos perguntaram o significado de “o resto do mundo”. Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre “opinião”. E o congresso brasileiro ainda está debatendo o que é “honestamente”.

Desconhecido
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promoverá, nos dias 13 e 14 de agosto próximo, o 3º Congresso Brasileiro de Jornais e o 1º Fórum de Editores. Na pauta, estratégias bem sucedidas que estão sendo implementadas por alguns dos melhores jornais do mundo. A abertura dos eventos será feita pelo escritor Paulo Coelho, que fará uma exposição sobre “O Homem, a Informação e o Desconhecido”.

Piada de mau gosto
Se confirmada, a participação dos “humoristas” do Casseta & Planeta na campanha publicitária do apagão vai ser a exata tradução de “the right men in the right place”.

Cheiro
De um capítulo do livro Pensadores Políticos Comparados (coleção Pensamento Político, Editora Universidade de Brasília), que reúne artigos organizados por Ross Fitzgerald: “Como Sócrates lamenta na descrição da República, “como é muito mais perigoso o indivíduo de potencial filosófico quando corrompido por sua sociedade política”. Na imagem de Shakespeare, “os lírios que apodrecem exalam cheiro pior do que as ervas daninhas” “. As frases se aplicam não só a filósofos.

Artigo anteriorSem rumo
Próximo artigoNovos hábitos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.