França: gastos de até 60 bi de euros com Covid-19 em 2021

A crise da saúde e suas consequências econômicas custarão à França entre 55 e 60 bilhões de euros este ano, previu nesta quinta-feira o ministro delegado das Contas Públicas, Olivier Dussop. Estimativa que não inclui os 100 mil milhões de euros atribuídos pelo governo para reerguer a economia, sendo 40% dos recursos provenientes do plano de salvamento da União Europeia.

Segundo a Prensa Latin, a atual situação levou o Ministério da Economia e Finanças elevar a sua previsão do déficit anual para 9%o do Produto Interno Bruto, depois do valor projetado ter sido de 8,5% na lei orçamental aprovada no ano passado. O aumento responde a um nível sem precedentes de ajuda a empresas e indivíduos, disse Dussopt na Rádio J.

De acordo com o ministro delegado, a campanha de vacinação contra o Covid-19 vai representar um custo de 5,2 mil milhões de euros para o Estado em 2021. De qualquer forma, é um investimento necessário para a saúde dos franceses e da economia, disse Dussop.

O presidente Emmanuel Macron anunciará nesta sexta-feira o plano de reabrir e flexibilizar gradualmente, após meses de toque de recolher e o fechamento de lojas, restaurantes e locais culturais para conter a pandemia. No início da semana, o ministro da Economia, Bruno Le Maire, informou que a partir de maio e em linha com o início progressivo do retorno à normalidade, o governo vai ativar 11 bilhões de euros para o relançamento de setores econômicos beneficiados pelo relaxamento de restrições contra o Covid-19.

Leia também:

Segregação mais que dobrou mortes por Covid nos EUA

Artigos Relacionados

EUA enfrentam retomada econômica com inflação crescente

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de abril, nos Estados Unidos da América (EUA) foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde...

Ataque cibernético deixa parte dos EUA sem combustível

Alta dos preços ao consumidor também preocupa.

Combate à pandemia agrava desigualdade entre países

Economias mais ricas, dependentes de manufatura, tiveram melhor desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovado projeto que asfixia o direito da minoria em sessões da Câmara

Mudanças começam a valer a partir desta quinta-feira.

Confiança da indústria está maior em maio

'Em meio à crise gerada pela pandemia, Estado tem que ser indutor do crescimento econômico', afirma presidente da CNI.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

Latino-americanos viajam aos EUA em busca de imunização

Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos EUA a fim de receber a vacina contra a Covid-19....

Comportamento é misto na Europa nesta manhã

Nesta manhã, Paris opera em queda de 0,10%.