Frango: 11 plantas perdem autorização de venda a sauditas

526
BRF na Arábia Saudita (Foto: divulgação)
BRF na Arábia Saudita (Foto: divulgação)

A Arábia Saudita suspendeu nesta semana a importação de frango de 11 plantas produtivas brasileiras. A decisão foi divulgada por meio de lista no site da Saudi Food and Drug Authority (SFDA), na qual constam unidades que seguem autorizadas a exportar ao país árabe e aquelas que perderam a autorização.

Entre as fábricas que tiveram as vendas suspensas estão sete plantas da JBS, incluindo as da subsidiária Seara. As outras unidades são da Vibra Agroindustrial S/A e da Agroaraca Indústria de Alimentos Ltda.

Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, as plantas representam 50% da lista original e respondem por 65% do embarcado em frango halal pelo Brasil aos sauditas. A Arábia Saudita é o segundo maior mercado do frango brasileiro no exterior, absorvendo cerca de 12% das exportações do produto.

A Câmara Árabe divulgou, em comunicado, que aguarda nota técnica da autoridade saudita. “Tão logo tenha conhecimento do documento, a Câmara Árabe tomará as iniciativas adequadas junto aos órgãos competentes dos governos brasileiro e saudita, entidades de classe e empresas a fim de colaborar para reestabelecer o abastecimento de frango brasileiro halal para a maior economia da Liga de Estados Árabes”, informou em texto.

Espaço Publicitáriocnseg

Na última quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil divulgaram nota conjunta sobre o tema. “O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial”, diz a nota. O governo afirma que também já iniciou contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada da nação em Brasília para esclarecer o episódio.

A JBS informou à reportagem da ANBA, em nota, que procurou a SFDA “para dialogar e entender as motivações para o bloqueio das exportações de carne de frango para o país”. A empresa disse, ainda, que a produção antes destinada à Arábia Saudita já foi redirecionada para outros mercados.

A Arábia Saudita vem trabalhando para incentivar a produção local de frango e, inclusive, a brasileira BRF anunciou investimentos no país árabe. Em 2020, a BRF concluiu a aquisição de 100% da Joody Al Sharqiya Food Production Factory, empresa que desenvolve atividades de processamento de alimentos com planta localizada em Dammam, na Arábia Saudita. Ela também está construindo uma fábrica no país árabe.

 

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Leia também:

Produtos de consumo da China devem atrair marcas internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui