Fraudador, o perfil

Homem, com 36 a 45 anos e mais de dez anos de empresa e com cargo gerencial sênior, na área de finanças ou em setor ligado a ela. Esse é o perfil médio do fraudador empresarial, segundo pesquisa Who is the typical fraudster? (Quem é o fraudador típico?, em português) da consultoria KPMG baseada em 348 investigações de fraudes em 69 países. A análise constatou, ainda, que o fraudador, em geral, age em conluio com outros funcionários.

Cortar e pagar mais
Em relação, à pesquisa anterior, o número dos casos dessa natureza saltou de 49% do total para 74% em 2011, com os fraudadores aproveitando-se de fragilidades nos sistemas de controles internos das empresas para praticar mais desvios.. De acordo com a KPMG, grande parte do aumento dos casos deveu-se aos cortes de custos adotados pelas corporações depois do estouro da crise internacional em 2008. Ou seja, assim, como na administração pública, políticas de cortes de gastos podem provocar perdas ainda maiores do que o dinheiro poupado.

Barato sai caro
O estudo mostra ainda que 56% dos casos foram precedidos de avisos prévios de que as empresas corriam risco de serem fraudadas. “Investir em sistemas de controle, inteligência e prevenção é o melhor caminho para que as empresas evitem ser fraudadas. Em geral, preparar-se para se precaver é muito mais barato e seguro do que tentar remediar problemas com fraudes”, afirma Werner Scharrer, sócio da área de Forensic Services da KPMG no Brasil.

Remédio: crescer
Um ponto percentual extra no crescimento da economia dos Estados Unidos pelos próximos 20 anos acabaria com os problemas orçamentários do país, calcula o professor do MIT Daron Acemoglu.
Como alcançar esta meta é o problema. Segundo Simon Johnson, outro conceituado professor do MIT, a paralisia na distribuição de renda impede o crescimento. Um aumento de 2% anuais elevaria a renda média em 49% em 20 anos. Se o percentual de crescimento for de 3%, a renda – e consequentemente a receita do governo com impostos – subiria 81%.

Propriedade
Simon Johnson vê outro risco à economia norte-americana: a falta de inovação. E faz um alerta: a proteção por patentes está ficando mais burocrática. As ações acusando violação de patentes nos casos dos smartphones são apenas a ponta do iceberg. Os crescentes litígios nos tribunais são uma ameaça ao dinamismo da economia dos EUA, sentencia Johnson.

Direitos
Ex-funcionários da extinta Rede Manchete de Televisão divulgaram carta aberta à presidente Dilma Rousseff em que pedem ajuda na luta pelos direitos trabalhistas. Há mais de dez anos que eles tentam na Justiça receber da TV Ômega (RedeTV!), que seria a sucessora da TV Manchete. A nova concessionária teria firmado, em 1999, um compromisso perante o Ministério das Comunicações e o Congresso Nacional, em que assumia a obrigação de pagar todos os direitos dos funcionários da extinta TV Manchete. “Essa cláusula do contrato não foi cumprida”, acusam.

Só conveniência
Trinta e sete porcento dos consumidores das lojas de conveniência dos postos de gasolina não possuem carro. O índice de quem não abastece no posto também é alto: 32% dos entrevistados vão apenas à loja. A pesquisa, realizada pela Souza Cruz e divulgada na ExpoPostos & Conveniência, tem como objetivo identificar o perfil e levantar os hábitos de compra de fumantes das capitais São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Bahia. Segundo os dados gerais, 67% dos frequentadores das lojas são do sexo masculino, e 57% são fumantes.

Nem todos
Uma importante integrante do Governo Lula disse a esta coluna discordar da notícia de que a presidente Dilma Rousseff vetou ganho real (acima da inflação) para os aposentados. Os que ganham salário mínimo terão aumento real, lembra ela.

Artigo anteriorResponsabilidade social
Próximo artigoTirando a venda
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.