Nos primeiros quatro dias de análises de combustíveis em que o laboratório móvel do Sincopetro percorreu diferentes bairros paulistanos, foram testadas 413 amostras de gasolina, álcool hidratado e diesel. Desse total, cerca de 64% estavam fora das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Consumidores de Santos (SP) que quiserem se estão sendo ludibriados podem procurar hoje o laboratório móvel, que estará na cidade. O teste, gratuito, será realizado entre 9h e meio-dia, no estacionamento da Universidade Santa Cecília, na Av. Conselheiro Nébias. Os resultados sairão até as 18h, no local, ou amanhã em www.sincopetro.org.br
Tony Blair dos trópicos
O ensaísta paquistanês Tariq Ali criticou o FSM, por ser “dispersivo” e “dominado pelas ONGs”. Mas suas criticas mais ácidas foram para o primeiro-ministro inglês e o presidente brasileiro: “Blair é fraco, para se manter no cargo; começou a fazer o que Thatcher fazia. Assim como o presidente de vocês, uma espécie de Lula Cardoso. Lula é um Tony Blair tropical”, ironizou.
No bolso
“Vote com a sua carteira.” Este é o princípio da campanha “Boicote Bush”, lançada no V FSM. Os participantes da iniciativa pedem o boicote aos produtos das principais empresas doadaoras da última campanha do presidente norte-americano, entre elas Philip-Morris, Esso, Texaco, PepsiCo e Coca-Cola.
PoA chora
A saída do Fórum Social Mundial vai deixar saudades em Porto Alegre. Pesquisa do jornal Zero Hora revelou que 82,5% dos porto-alegrenses gostariam que o fórum permanecesse na cidade.
Em busca das origens
Setores do grupo autêntico do PT, como Democracia Socialista e Articulação de Esquerda, divulgaram no V FSM a “Carta aos petistas”. Tendo como signatários os deputados federais Chico Alencar (RJ), Walter Pinheiro (BA), João Alfredo (CE) e Orlando Fantazzini (SP), além do ex-prefeito Raul Pont, o documento adverte que “sem uma nova postura e procedimentos do partido, a mudança para um novo modelo econômico, político e social não começará. E, sem esta mudança, fracassaremos no principal objetivo que nos levou a disputar e conquistar a Presidência da República”.
Noivado
Afastado da vida partidária desde a intervenção sofrida, em 1994, pelo diretório estadual do Rio de Janeiro pela direção nacional para garantir o apoio do PT ao então candidato do PDT ao governo do estado, Anthony Garotinho, o ex-deputado Vladimir Palmeira tem sofrido forte assédio de setores ligados à cúpula petista. A abordagem a Palmeira, na forma de não tão sutis insinuações de que poderia ser o candidato a governador do PT em 2006 com a bênção da Articulação, corrente majoritária no petismo, não cessa nem nessa época de pré-carnaval. Em pleno desfile dos blocos de rua que já saem às ruas do Rio, Palmeiras tem sido assediado abertamente por petistas ligados à cúpula do partido.
Última chance
Quem deseja assistir ao Carnaval de São Paulo nesta sexta-feira deve correr, pois restam pouquíssimos lugares. Os ingressos para os setores nobres já estão praticamente esgotados e para sábado há apenas 10% dos ingressos. Nas arquibancadas, hoje já não deverá haver mais ingressos.