Planos de saúde: fraudes consomem mais de 10% das receitas de operadoras

Dados são da PwC Brasil; já segundo a Norton, 54% das pessoas no Brasil já experienciaram tentativas de fraudes via SMS

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Smartphone (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Smartphone (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

O impacto das fraudes no sistema de saúde brasileiro consome mais de 10% das receitas das operadoras de saúde suplementar. Os dados estão no estudo “Fraude no sistema de saúde brasileiro”, da PwC Brasil, que também indica, ainda, seis ações que as empresas podem adotar no processo de prevenção de fraudes.

Nos últimos cinco anos, houve mais de 4 mil notificações de crimes e ações cíveis registradas contra fraudadores de planos médicos e odontológicos, de acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Apenas em 2023, foram registrados 2.042 casos, 66% mais do que no ano anterior. Só em São Paulo, Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Saúde Suplementar (Abramge), os desvios no setor podem ter causado um prejuízo estimado em R$ 33 bilhões no último ano.

Entre as recomendações apresentadas pelo estudo da PwC está o gerenciamento de riscos de terceiros, especialmente fornecedores de insumos e serviços médicos, já que 42% das empresas globais não têm programas eficazes nesse sentido. Os dados estão na Pesquisa Global de Crimes Econômicos e Fraudes 2024, também da PwC.

Já de acordo com uma pesquisa recente da Norton, 32% dos brasileiros sofreram uma tentativa de golpe este ano, com 54% dessas tentativas ocorrendo via SMS. Nesse contexto, a Norton enfatiza a importância da educação digital e da proteção contra golpes no mundo digital.

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“O smishing é uma combinação dos termos ‘phishing’ e ‘SMS’ (Short Messaging Service) e refere-se a ataques realizados por meio de mensagens de texto fraudulentas. Diferentemente do phishing tradicional, que ocorre por e-mail, o smishing explora a credibilidade de serviços conhecidos para enganar as pessoas e fazê-las compartilhar informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e credenciais bancárias. Esses ataques podem resultar em roubo de identidade, perdas financeiras e instalação de malware nos dispositivos das vítimas”, diz Iskander Sanchez-Rola, diretor de Inovação da Norton.

No Brasil, quatro em cada 10 brasileiros (43%) que foram alvos de golpe acabaram se tornando vítimas. Destes (43%) consumidores, 77% das vítimas sofreram perdas financeiras. O prejuízo médio relatado foi de R$ 1.211,46, com alguns casos chegando a R$ 40 mil. Da mesma forma, além das perdas financeiras, 33% das vítimas tiveram os seus dados pessoais comprometidos.

O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 5 a 19 de dezembro de 2024, entre 1.002 adultos com 18 anos ou mais.

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