Apesar de as fraudes empresariais envolverem bilhões de dólares em todo o mundo, apenas 45% das companhias privadas de capital fechado contam com especialistas em detectar e prevenir o problema. A constatação é do International Bussines Report (IBR), produzido pela Grant Thornton International, representada no Brasil pela Terco Grant Thornton. Aqui, segundo o estudo, a preocupação com combate a fraudes está abaixo da média mundial: 38%.
Prevenção
Para Leandro Sanches, diretor de Gestão de Riscos da Terco Grant Thornton, o índice de combate às fraudes do Brasil refletiria o desconhecimento dos empresários locais sobre a relevância e as vantagens dos controles internos. O país com a taxa mais elevada de empresas que contratam especialistas contra fraudes são as Filipinas (72%). É seguida por: México (71%), Rússia (63%), Armênia (59%) e Estados Unidos (59%). Os países que menos investem em segurança são Japão (17%), Dinamarca (17%) e França (23%).
Clube em alta
Com o investimento de mais de R$ 150 mil em equipamentos e tecnologia, o tradicional espaço de eventos empresariais e de gastronomia Clube Americano, no Centro do Rio de Janeiro, termina o mês com um aumento de 20% em seu movimento, com relação ao mês anterior.
Ponte aérea
A paulista Plus Advance Marketing Integrado acaba de montar uma filial na cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 1991, a empresa, que conta atualmente com mais de 70 funcionários e cerca de mil promotores de venda, possui em sua carteira de clientes grandes empresas como Votorantim, LG, Coral e Casas Bahia.
Não é Prada
Após a bem sucedida temporada em 2007, no Teatro Cândido Mendes, O Diabo veste Saara volta à cena dia 10 de junho, agora no Teatro Sesi, no Centro do Rio de Janeiro. A peça é uma comédia de costumes, que satiriza a sociedade consumista dos emergentes, do pessoal de moda e até das seitas religiosas.
Aipim
Briga de anos da Associação dos Produtores de Amido de Mandioca (Amam), a adição de derivados de mandioca à farinha de trigo deve virar realidade, beneficiada pela alta do trigo no mercado mundial. A colocação deverá vir aos poucos, escalonada, de 3% a 10%, para se avaliar o comportamento do mercado.
Passeio
Esta coluna sugere às corregedorias do Detran e da PM do Rio de Janeiro uma ronda conjunta pela Rua Itapiru, no Catumbi, na Zona Norte. Entre as contribuições à cidadania, uma didática explicação sobre as razões e a eficácia de blitz com apenas uma patrulinha.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto