Frágil

“Os juros altos são recebidos nos mercados mundiais como uma expressão de fragilidade da economia brasileira”, diz o economista Jeffrey Sachs, que – antes mesmo de saber da tímida redução de um ponto na taxa de juros – garantia que não há razão para a manutenção das altas taxas no Brasil. Ele afirma que o país deve se empenhar para entrar nos mercados estrangeiros porque tem uma ótima base industrial e “capacidade para se transformar numa das maiores economias do mundo”. Em 5 de novembro, Sachs falará sobre “Os Novos Rumos da Economia Mundial e seu Impacto na América Latina” na ExpoManagement, em São Paulo/SP.

Poucos milhões
Os R$ 200 milhões anunciados ontem para comercialização de trigo são insuficentes, garantem os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Moacir Micheletto(PMDB-PR). Segundo Heinze, seriam necessários, no mínimo, só para o Rio Grande do Sul, R$ 500 milhões. “Os produtores atenderam o chamado do governo e produziram mais trigo. Aumentaram a produção em mais de 70%, em relação a 2002. Agora, não há preço nem garantias para a comercialização”, desabafou. Os moinhos brasileiros preferem comprar farinha de trigo argentina – “maquiada” como pré-mistura, que paga apenas 5% de imposto de importação, contra 20% do produto puro, deixando o produto bem abaixo do preço interno.

Ordem na casa
A Câmara de Vereadores do Rio vota hoje projeto que pretende acabar com a estranha natureza da Guarda Municipal, que, na verdade, é uma empresa de capital misto (Empresa Municipal de Vigilância S/A). Essa situação fez com que as multas emitidas pela guarda fossem anuladas pela justiça. O projeto do Vereador Pedro Porfírio prevê que a guarda fique sob administração direta do poder público e que os funcionários deixem de ser terceirizados e passem a ser estatutários. Espera-se que com realização de concurso.

Ato surpresa
Servidores públicos federais, estaduais e municipais prometem uma surpresa para os senadores fluminenses durante o protesto que vão realizar, hoje, a partir das 11h30, no Buraco no Lume, no Centro do Rio. A manifestação, organizada pelo Fórum Fluminense em Defesa da Previdência Pública, visa a pressionar os senadores do estado a votarem contra o pacote da Previdência.

Esquentando os negócios
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares e Similares do Rio de Janeiro (SHRBS) prevê que o movimento de turistas no Rio cresça 40% com a chegada do verão. Segundo o presidente do SHRBS, Alexandre Sampaio, esse é o aumento histórico nessa época. Com isso, ele estima que a taxa de ocupação dos hotéis da cidade suba entre 20% a 23% em relação às outras estações do ano. Prejudicial à saúde e bom para o setor de turismo, o horário de verão também faz crescer a movimentação em bares e restaurantes, segundo Sampaio.

Bases virtuais
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos está aberto para sugestões, análises e críticas até o próximo dia 31 no endereço eletrônico www.presidencia.gov.br/sedh. A versão final do plano deve ser apresentada em dezembro, em Brasília. O documento é resultado dos trabalhos do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, instituído pela Portaria 98, de 9 de julho, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O comitê reúne especialistas em educação e direitos humanos de áreas como ensino fundamental, médio e superior, mídia, sistemas de segurança pública, justiça e educação não formal.

Navegação
Mudanças no navegador Internet Explorer – o mais popular em todo o mundo – deverão levar os usuários a fazer atualizações desse programa e de outros – chamados plug-ins. A  Microsoft, dona do programa, foi obrigada pela justiça norte-americana a modificar o funcionamento do Explorer.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorModernidade
Próximo artigoSinais trocados

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás