Fé no mercado

91

Para quem aponta a previdência privada como a solução para a “quebra” da previdência pública, vale lembrar que a aposentadoria dos funcionários do Lehman Brothers, até, domingo, o quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos, virou pó.

Crise? Que crise? – 1
O ministro Guido Mantega teme que os problemas com Lehman Brothers e Merrill Lynch possam agravar a crise mundial. Em fevereiro deste ano – e em outubro do ano passado – Mantega havia afirmado que a “turbulência” externa estava se dissipando…

Crise? Que crise? – 2
Mantega não estava sozinho. Entrevistados e colunistas de alguns “jornalões” insistiam que a crise era localizada, caminhava para o final… Em vez de autocrítica, passaram a analisar o que julgavam controlado – apenas para insistir em que o problema no setor financeiro não afetará a economia real.
Como o MM já informou, desde o ano passado: a crise será mais dolorosa quanto mais se postergar uma radical mudança no sistema financeiro mundial. E, só como lembrete: há pelo menos uma década e meia que a farra no setor financeiro sustenta a “economia real” norte-americana.

Choque de realidade
Será que, mesmo depois da bancarrota do sistema financeiro dos Estados Unidos, a mídia tupiniquim vai continuar publicando a cotação diária do “risco Brasil”? Criado para dar alguma racionalidade à “operação” do mercado brasileiro, deveria ser substituído pelo risco dos criadores do “risco Brasil”.

Espaço Publicitáriocnseg

João Roberto
O Estado do Rio de Janeiro foi condenado a pagar uma pensão de dez salários mínimos ao pai do jovem João Roberto, barbaramente assassinado por policiais militares no último dia 7 de julho. Além da pensão, deverá custear o tratamento psiquiátrico para todos os parentes – pais, irmão e avós -, no valor de três salários mínimos mensais para cada um. A determinação, em primeira instância, é da juíza Cristiana Aparecida de Souza Santos, da 4ª Vara de Fazenda Pública. O advogado da família, João Tancredo, afirmou que “o ideal é que o estado não tivesse que pagar indenizações, e sim oferecesse uma política de segurança decente. Dessa forma, todos pagam o preço”, afirma Tancredo.
O menino João Roberto, de 3 anos, foi atingido por três tiros quando o carro de sua mãe foi confundido com um veículos com bandidos por policiais militares na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Compro, logo existo
Quais são as razões que levam o ser humano a consumir? O comportamento de compra será o tema do seminário que o Centro de Desenvolvimento Empresarial do Senac Rio realizará quinta e sexta-feira, em Copacabana, reunindo profissionais como Letícia Copobianco, diretora da marca Garnier L”Oreal, e o arquiteto Chicô Gouveia. Informações e inscrições: (21) 2292-4803 ou 4002-2002.

Fantástico
Um marciano que baixasse à Terra e acompanhasse o noticiário tupiniquim sobre a crise na Bolívia não teria dúvidas na hora de fazer um resumo dos acontecimentos para seus superiores: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, invadiu os departamentos da Meia Lua, sabotou as instalações de gás da Petrobras, mandou saquear o comércio, emboscar e assassinar camponeses.

Ordem invertida
Enquanto andam aceleradas as investigações contra os envolvidos na operação que culminou na prisão de Daniel Dantas, o noticiário sobre o processo do banqueiro virou notícia de rodapé.

Fomento
Com o objetivo de avaliar as políticas públicas e os resultados efetivos de fomento, a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) promoverá o VII Encontro Nacional da Inovação Tecnológica (Enitec). O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participará de painel sobre financiamentos. O evento acontece em Brasília, nestas quarta e quinta-feira.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui