Fumaça perigosa

106

Para quem ainda se sensibiliza com a choradeira da indústria do fumo contra a proibição de propaganda de cigarro na televisão, a Organização Mundial de Saúde adverte: o tabagismo é uma das maiores epidemias que assolam a humanidade. Existem 1,2 bilhão de fumantes no mundo. Desse total, 33 milhões estão no Brasil, onde entre 80 mil e 100 mil pessoas morrem por ano vítimas de alguma das cerca de 50 doenças provocadas pelo tabaco. As doenças mais recorrentes são: câncer do pulmão (90% dos casos causado pelo fumo), bronquite crônica e efisema (80% das ocorrências envolvendo viciados) e enfarte (33% das incidências). De olho, principalmente, no público jovem, a Unicamp lança amanhã a Campanha de Controle do Tabagismo, com palestra do médico José Rosemberg, presidente do Comitê Nacional de Controle de Tabagismo, que vai tocar num ponto que a indústria do tabaco esconde atrás da fumaça  da propagandas: os males causados pelo tabagismo aos fumantes passivos.

Austeridade seletiva
Embora lamentável, a aprovação do auxílio-moradia, por seis membros da mesa da Assembléia Legislativa do Rio, forneceu estudo de caso didático sobre o funcionamento das instituições no país. Debaixo da vara do repúdio da opinião pública, os deputados fluminenses devem recuar esta semana da pretensão de, em troca do apoio à política de arrocho salarial para o restante da população, contarem com a boa vontade da mesma imprensa que sustenta esta política quando se tratar de artifícios para aumentar seus próprios salários. Ponto para a democracia.
Seletivo II
Falta agora estender a mesma, e ainda mais justa, indignação contra outros desperdícios geometricamente mais onerosos aos cofres públicos, como os R$ 142 bilhões torrados ano passado com o pagamento de juros pela União. Derrama contra a qual se fez o mais obsequioso silêncio. Talvez porque os beneficiários desse privilégio não careçam exatamente de problemas de moradia.  

Receptivo
Na próxima segunda-feira, de 14h30min a 17h30min,o professor Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo da UniverCidade, estará ministrando um curso sobre turismo receptivo. O programa inclui análise do mercado internacional de viagens, o turismo receptivo no brasil e no mundo, o funcionamento básico do departamento receptivo de uma agência e marketing aplicado ao receptivo. O curso será no Teatro da Cidade (Av. Epitácio Pessoa,1664). Inscrições e informações na Agência Acadêmica pelo telefone 5251086.

Chumbo grosso
O ex-senador José Eduardo Andrade Vieira, um dos principais contribuintes da eleição de FH em 1984, afirmou que municiou o governador mineiro Itamar Franco com 12 informações importantes para o depoimento ao Senado sobre a liberação de verbas para o prédio do Fórum Trabalhista de São Paulo. Andrade Vieira criticou a “operação-abafa” posta em prática pelos políticos governistas, que evitaram sua convocação para depor. O ex-controlador do Bamerindus já havia dito, em entrevista anterior, que Eduardo Jorge, ex-secretário-geral da Presidência, praticava tráfico de influência no governo e teria herdado as funções de Sérgio Motta, após a morte do ministro em 1998.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui