Fundos imobiliários tiveram boa performance em fevereiro

589
Construção (Foto: divulgação)
Construção (foto divulgação)

Estudo da Smartbrain, fintech de controle e consolidação de investimentos, com base em dados da B3, atesta que em relação aos fundos imobiliários, 82 ou cerca de 40% dos que tiveram negociações no mês passado, registraram retornos positivos.

A fintech confirma que a volatilidade se intensificou no mercado em fevereiro, principalmente por conta do ritmo lento de vacinação contra a Covid-19 e do aumento das taxas de novos casos e de mortes, exigindo mais restrições em atividades e na circulação de pessoas para conter a onda de contágios. Além disso, pesou o cenário de economia fraca, incertezas políticas e sobre a situação fiscal do país.

Em fevereiro, o melhor desempenho foi do Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), com foco em títulos de crédito imobiliário, que apresentou rentabilidade de 11,37%, seguido pelo Multigestão Renda Comercial, de lajes corporativas, com uma valorização de 10,29%. No mês passado, dos 82 que tiveram desempenhos positivos, a maioria, 74 FIIs performaram acima do Ifix – Índice de Fundos Imobiliários, que fechou o mês em 0,25%.

De acordo com o levantamento da Smartbrain, no acumulado de 2021 até final de fevereiro, 86 FIIs ficaram no azul, o que representa 42% dos negociados no período. Os destaques foram o Ouro Verde Desenvolvimento Imobiliário (ORPD11), com um retorno de 19,66%, e o Socopa Fundo Imobiliário (REIT11), com 18,80% – ambos com foco em títulos de financiamento imobiliários. No ano, 74 FIIs ficaram acima do Ifix, que foi de 0,57% no acumulado dos dois primeiros meses.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Desempenho

 

De acordo com a Smartbrain, considerando a fase de pandemia, do início de março de 2020 até o final de fevereiro de 2021, 67 FIIs tiveram desempenhos positivos ou 37% dos que tiveram transações na B3. As maiores rentabilidades foram do Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11), uma alta de 58,78%, e do Novo Horizonte (NVHO11), FII do setor de hospitais sob a gestão da Genial Investimentos, que teve um retorno de 46,05%. Nesse período, o Ifix caiu 2,61%.

Há muitas discrepâncias entre os FIIs na Bolsa. Isso porque cada fundo imobiliário tem uma carteira de ativos diferente, assim como uma dinâmica de gestão específica. Alguns apresentam melhor consistência de resultados ao longo do tempo do que outros. O levantamento considera as variações das cotas e os rendimentos – também chamados de dividendos – que são os aluguéis.

Segundo o levantamento da Smartbrain, as três maiores rentabilidades em fevereiro de fundos imobiliários foram: IRDM11 – FII Iridium Recebível, 11,37; IS Imobiliários, 10,29; DRIT11B – Multigestão Renda Comercial FDO INV Imob – FII, 10,29; e HCRI11 – FDO INV Imob – FII Hospital da Criança, 8,53.

Leia mais:

Lançamentos da Moura Dubeux cresceram 517,1% no 4º trimestre

Energisa teve queda de quase 46% no 4° trimestre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui