Física ou online?

Será que as compras em lojas físicas ficarão obsoletas? É o que pergunta pesquisa feita nos Estados Unidos pela The Harris Poll, com 2.258 adultos. Um quarto dos adultos disse que o tempo gasto com compras online aumentou (24%), assim como o tempo gasto na leitura de opiniões sobre produtos (25%). O número sobe para três em dez adultos jovens (de 18 a 34 anos). O fato é que o custo de manter lojas físicas, treinar equipes, distribuir estoques é monstruoso perto das facilidades virtuais. Mas alguns setores ainda enfrentam problemas práticos, como roupas e sapatos – setores em que nem uma Internet 3D ajudaria.

Degola
Quarenta mil empresas podem ser excluídas do Simples Nacional, sendo 10 mil somente no Rio de Janeiro. Para evitar isto, dez estados têm eventos agendados para buscar apoio dos deputados ao Projeto de Lei 591, que tramita na Câmara Federal com mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No Rio, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), junto com Sebrae e Fenacon, realizam o debate no próximo dia 29, na Alerj, reunindo dois co-autores do PL, Otávio Leite (PSDB) e Edmilson Valentim (PCdoB).

Aumento do limite
Entre as mudanças propostas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estão o parcelamento dos débitos tributários, aumento do limite do Simples, a revisão nos critérios de aplicação da substituição tributária, a revisão na forma de cobrança das custas judiciais e da penhora online, entre outras. O objetivo é levar o projeto a votação ainda este ano.

Repúdio
A reedição da CPMF foi criticada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-SP). “Essa recriação vai contra a vontade da sociedade brasileira, que já repudiou o tributo há três anos”, afirma o presidente da entidade, José Chapina Alcazar, sobre a possibilidade que vem sendo ventilada na imprensa.
Sescon e demais entidades que integram o Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, entre elas Fiesp, OAB SP, Fecomercio e Associação Comercial de São Paulo vão liderar uma mobilização contra o imposto, como já o fizeram em 2007.

Democracia
O Le Monde Diplomatique Brasil, jornal originário da edição francesa e um dos poucos a militar com este MM na luta por uma sociedade mais justa, comemora três anos com debate no dia 30, a partir das 17h, na Livraria Cultura, na capital paulista (Teatro Eva Herz, Av. Paulista, 2073). Com o tema “Um novo olhar sobre o mundo, um novo olhar sobre o Brasil”, mesmo slogan da publicação, o evento irá reunir os jornalistas Heródoto Barbeiro, Juca Kfouri, Caco Barcellos e o Conselho Editorial.

“Viúvos” das urnas
Não são apenas políticos sem mandato que tentam emplacar seus nomes no novo governo. Um dos principais derrotados pelas urnas, o cartel que controla a mídia tupiniquim, depois de ver ir pelos ares sua tentativa de impor à presidente Dilma Housseff a permanência de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, por manchetes de jornais, agora, parte para o plano B: tentar fazer do diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC, Alexandre Tombini, o sucessor de Meirelles.

Contra o acordo
O presidente da Associação Brasileira de Filologia (Abrafil), professor Antônio Martins de Araújo, assinou o manifesto pela racionalização e simplificação da ortografia. O Movimento Acordar Melhor (www.acordarmelhor.com.br), idealizado pelo professor Ernani Pimentel, tem por objetivo simplificar e melhorar o ensino de português, substituindo a “decoreba” pelo uso do raciocínio e do entendimento: “Simplificar a ortografia é o mesmo que promover a inclusão social”, argumenta Pimentel.

Medalha de lata
O ano chega ao fim com uma dúvida assaltando os brasileiros. Quem tem o maior déficit de credibilidade: institutos de pesquisa eleitoral, agências de classificação de risco, auditorias de bancos ou matemáticos que dão pitacos sobre futebol?

Artigo anterior“Custo BC”
Próximo artigoEstilo Dilma
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.