Fusões e aquisições no mercado de capitais chinês ganham força em meio a ventos políticos favoráveis

49
Esta foto panorâmica aérea tirada em 10 de janeiro de 2023 mostra uma vista da área de Lujiazui na Zona Piloto de Livre Comércio da China (Shanghai) em Shanghai, no leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 30 set (Xinhua) — As fusões e aquisições (F&A) entre as empresas chinesas cotadas em bolsas chinesas ganharam ritmo nos últimos meses graças às políticas favoráveis para consolidar a competitividade das empresas, contribuindo para o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de capitais do país.

O número desses casos de F&A teve um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, com 46 grandes operações de reorganização de ativos divulgados entre maio e meados de setembro, de acordo com informações divulgadas por empresas cotadas no mercado chinês de ações de categoria A (“A”).

“Até agora, neste ano, as F&A têm sido particularmente ativas entre empresas de tecnologia, empresas estatais e empresas de valores mobiliários, com as forças do mercado desempenhando um papel mais importante nos negócios”, disse Tian Lihui, diretor do Instituto de Finanças e Desenvolvimento da Universidade Nankai.

Um exemplo significativo é a aquisição da APT Medical, fabricante e fornecedora cotada no mercado do Quadro de Inovação Científica e Tecnológica (STAR, sigla em inglês), pela Mindray, líder do setor em desenvolvimento e fabricação de equipamentos médicos.

Espaço Publicitáriocnseg

A transação foi anunciada em janeiro e concluída em abril. Combinando as vantagens da APT Medical no campo de eletrofisiologia e dispositivos médicos de intervenção vascular e a capacidade de P&D e a experiência de marketing no exterior da Mindray, o acordo melhorou a competitividade de ambas as empresas.

Relatórios financeiros semestrais mostram que os lucros líquidos da Mindray e da APT Medical aumentaram em 17,37% e 33,09%, respectivamente, nos primeiros seis meses deste ano.

Em junho, a Comissão Reguladora de Valores da China (CRVC) divulgou uma série de medidas para reformar ainda mais o mercado STAR e prometeu mais esforços para apoiar as atividades de F&A entre as empresas listadas no mercado.

A CRVC disse que apoiará a integração da cadeia industrial entre as empresas e tornará as instituições de F&A mais inclusivas, apoiando as empresas a adquirirem empresas de tecnologia de alta qualidade que ainda não obtiveram lucros.

Impulsionados por essas medidas, os valores das transações de F&A das empresas no mercado STAR ultrapassaram 3 bilhões de yuans (cerca de US$ 427,34 milhões) no primeiro semestre do ano, dobrando em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Bolsa de Valores de Shanghai.

As empresas de tecnologia podem acelerar a inovação e a modernização industrial por meio de atividades de F&A, disse Tian.

Além disso, as empresas estatais, tanto a nível central quanto local, também estão aproveitando as F&A para impulsionar a especialização e a integração industrial, aumentando a sinergia industrial com parceiros comerciais.

Em setembro, duas subsidiárias cotadas da China State Shipbuilding Corporation anunciaram um plano de fusão, que deverá ser uma das maiores transações de F&A no mercado de ações “A” por valor de mercado nos últimos anos.

A fusão deverá impulsionar a nova entidade para uma posição de liderança global na construção naval, caracterizada por recursos abrangentes de pesquisa e inovação, juntamente com uma rica estrutura de produtos e linhas de produção, de acordo com uma nota de pesquisa da Huatai Securities.

As empresas de valores mobiliários também viram grandes negócios de F&A este ano, com a Guotai Junan Securities e a Haitong Securities planejando se fundir por meio de uma troca de ações.

Nos últimos anos, a CRVC promoveu continuamente uma reforma orientada para o mercado nas fusões e aquisições de empresas cotadas. Isso foi alcançado por meio de uma série de medidas, incluindo a simplificação dos procedimentos de aprovação e a otimização dos requisitos regulatórios.

Esse esforço foi intensificado este ano. No contexto da transformação industrial global e da atualização estrutural econômica acelerada da China, é “urgente” que as empresas aproveitem o papel crucial de F&A na promoção da integração industrial, assim como na elevação da qualidade e da eficiência do setor, disse o presidente da CRVC, Wu Qing, em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira.

No mesmo dia, a CRVC lançou novas medidas para apoiar as empresas chinesas cotadas na bolsa na busca de atividades de F&A, prometendo ajudar a canalizar mais recursos para novas forças produtivas de qualidade, incentivar as empresas a aprimorar a consolidação industrial e elevar o valor de seus investimentos por meio do aprimoramento da gestão do valor de mercado.

Tian previu que as políticas mais recentes do órgão regulador revigorarão ainda mais o mercado de F&A da China e impulsionarão a transformação e a atualização das empresas listadas.

“Espera-se que a tendência de F&A continue e desempenhe um papel importante no aprimoramento da competitividade das empresas, especialmente nas áreas relacionadas à reforma de estatais, inovação científica e tecnológica e integração de serviços financeiros”, disse ele. Fim

Leia também:

Setenta e cinco anos depois, economia da China merge mais forte com novo impulso de crescimento
Cinturão e Rota
Setenta e cinco anos depois, economia da China merge mais forte com novo impulso de crescimento

Beijing, 3 outubro (Xinhua) — Desde a fundação da República Popular da China, há 75 anos, o país evoluiu de uma nação atrasada e pobre para a segunda maior economia do mundo, alcançando vários marcos ao longo do caminho. Ao embarcar em um caminho de desenvolvimento de alta qualidade que é impulsionado pela inovação, ambientalmente […]

Exposição sobre cultura confuciana brilha no Museu do Palácio de Beijing
Cinturão e Rota
Exposição sobre cultura confuciana brilha no Museu do Palácio de Beijing

Beijing, 3 outubro (Xinhua) — Uma exposição especial com foco na cultura confuciana está em andamento no Museu do Palácio, em Beijing. A exposição apresenta 380 itens (conjuntos) de cerca de 30 instituições arqueológicas e culturais, nacionais e internacionais, incluindo artistas do Museu do Palácio. Por meio de evidências arqueológicas, textos preservados e relíquias culturais, […]

China registra progresso significativo nos projetos-chave programados para 2021-2025
Cinturão e Rota
China registra progresso significativo nos projetos-chave programados para 2021-2025

A China fez progressos significativos na implementação dos 102 principais projetos listados em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025), com realizações notáveis em setores como infraestrutura de transporte, sistemas de energia e desenvolvimento verde, afirmou o principal planejador econômico do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui