Futuro incerto (ou não) do petróleo

A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será muito diferente e que nenhuma área de atividade estará a...

A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será muito diferente e que nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão, sentencia Eugenio Miguel Mancini Scheleder, engenheiro aposentado da Petrobras. “A indústria do petróleo não será exceção e as empresas mais prudentes passaram a incluir em seu planejamento estratégico cenários alternativos ao business as usual. Na área de energia, uma das grandes mudanças será a popularização dos automóveis elétricos. Cada carro elétrico economizará 30 barris de combustível por ano, e a eletricidade a ser consumida virá de fontes variadas e não apenas de hidrocarbonetos. A redução do consumo de gasolina afetará o rendimento e o desempenho de refinarias e empresas de distribuição”, analisa Scheleder.

A Petrobras, ao que tudo indica, rema em outra direção. O foco no pré-sal, sem as receitas do downstream, não garantirá a sobrevivência da empresa”, alerta o engenheiro, que ocupou cargos de direção nos ministérios de Minas e Energia e do Planejamento, de 1991 a 2005. No início da década passada, ainda no Governo FHC, a estatal redefiniu seu planejamento estratégico para se definir como uma empresa de energia, atuando em diversas áreas que não só a dos hidrocarbonetos e destinando 0,5% do orçamento para a energia sustentável. Este projeto foi sendo tocado, com mais ou menos empenho, nos anos seguintes. Na atual gestão, porém, o que se ouve – e o que se tenta fazer – é a venda de áreas que são estratégicas para uma companhia de energia integrada.

 

Entre umas e outras

Uma excursão internacional de dez dias levando na bagagem uma mala cheia de uísque para dividir com os amigos que fará pela frente. Não se trata de uma viagem de turismo, mas uma entrevista de emprego para ser o novo embaixador global da Grant's Whisky.

A jornada repetirá a lendária viagem feita em 1909 por Charles Grant Gordon, genro do fundador da destilaria, para apresentar o Grant's ao mundo. Se a entrevista já é assim, imagine como é o trabalho…

Quem quiser se candidatar: www.grantswhisky.com/interview

 

100 anos sem reeleição

Nesse domingo, às 14h, o Movimento #QueroUmBrasilÉtico vai às ruas, na esquina da Av. Paulista com a Al. Min. Rocha Azevedo, ao encontro da população para protestar contra os deputados que votaram a favor de Temer e contra todos os corruptos.

O ato se chama “Brasil em luto: protesto contra deputados vendidos” e terá cartazes com os nomes e fotos de cada deputado, “assim como dos maiores corruptos do país”. O lema é “Deputado que protege ladrão, 100 anos sem reeleição”.

O movimento foi criado pelo jurista Luiz Flávio Gomes e no último domingo de julho reuniu umas mil pessoas na Av. Paulista, um dos poucos atos antes da votação que livrou Temer de ser processado.

 

Seletivo

Prossegue ensurdecedor o silêncio do MBL e movimentos parceiros em relação às denúncias contra Michel Temer e a votação na Câmara.

 

Rápidas

Entre 8 e 11 de agosto, Salvador vai abrigar a Ocupação Afro Futurista, que vai reunir o astrofísico colombiano Antonio Copete, pesquisador da Universidade Harvard e da Nasa, inúmeros artistas que utilizam a tecnologia em seu trabalho (VJ Gabiru, Coletivo Afrobapho e Japa System), além de blogueiros e empreendedores. O evento foi concebido pela Aceleradora Vale do Dendê e pelo Instituto Mídia Étnica (IME), com patrocínio da organização Seja Digital, e estará na Estação da Lapa – Bairro Nazaré *** A Transparência dos Critérios de Conformidade Tributária do Estado de São Paulo é tema de audiência pública na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), na próxima terça-feira, às 9h, no Centro da capital. Inscrições gratuitas em www.aasp.org.br/cursos *** A Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP) realiza, em parceria com a Prefeitura de Diadema, o seminário Balanço, Perspectivas e Desafios para as Políticas de Fomento à Economia Solidária no Estado de São Paulo, nestas terça e quarta, das 9h30 às 18h, no auditório principal da Faculdade Diadema. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/1p8le_Ik1wOg5yRu9Actz3VwBij0CC5arKHjJeKelZqY/viewform?edit_requested=true *** No próximo dia 10, serão premiados os melhores projetos do saneamento privado no 2º Prêmio Sustentabilidade organizado pelo Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon) *** Nesta segunda, às 20h, o ex-senador e ex-prefeito do Rio Saturnino Braga lançará o seu livro Itinerância, com um bate-papo sobre sua trajetória política, no Teatro Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon – Rio).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...