Futuros operam em alta

Na Europa, as principais praças do continente fecharam majoritariamente em queda, em meio à volatilidade em Nova Iorque e à associação de casos de coágulos sanguíneos com a vacina da AstraZeneca. Pelo lado positivo, números dos PMI’s composto e de serviços da Zona do Euro e do Reino Unido evidenciaram mais um avanço. Em alta, Lisboa e Londres tiveram ganhos de 0,23% e 0,91%, respectivamente. Frankfurt teve queda de 0,24%. Paris teve queda marginal de 0,01%. Milão se desvalorizou 0,08% e Madri caiu 0,43%.

Com um pregão volátil, o Ibovespa conseguiu encerrar o dia no positivo, com ganho de 0,11%, em 117.623,58 pontos. O anúncio do Fomc indicando expectativa de inflação ainda baixa contribuiu para a força compradora. As negociações de exportações com a Rússia também contribuíram, principalmente para as exportadoras. No entanto, o avanço da Covid-19 e a sinalização da possível intervenção do governo na Petrobras aumentou a cautela dos investidores.

Com a perspectivas de juros estáveis anunciada na ata do Fomc, evidenciando paciência para iniciar uma fase de maior rigidez da política monetária, contribuiu para a alta do Dow Jones (+0,05%) e do S&P 500 (+0,15%). A Nasdaq teve leve recuo, de 0,07%.

Com o Fed indicando a permanência dos estímulos à economia americana, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta. Do lado negativo, o aparecimento de novos focos de casos de Covid-19 no Japão ficou no radar, fazendo com que o Nikkei tivesse queda marginal de 0,07%. Em Seul, o Kopsi teve alta de 0,19%. Em Hong Kong, a alta foi de 1,16%, enquanto Taiwan teve alta de 0,66%. Na China continental, o Xangai Composto teve elevação de 0,08% e o Shenzhen caiu próximo da estabilidade, com queda de 0,01%.

Hoje, os futuros em Nova Iorque operam em alta à espera dos pedidos iniciais por seguro-desemprego, enquanto a Europa opera mista. No Brasil, o IPC-S continua a acelerar 1% na primeira quadrissemana de abril. O Tesouro ofertará LTNs para os vencimentos 2022, 2023 e 2024, NTN-Fs para 2027 e 2031 e LFTs para 2022 e 2027.

Em jantar realizado na noite de ontem em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou apoio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, assim como ao teto de gastos e à aceleração do processo de vacinação. Os empresários presentes reagiram de forma positiva ao discurso. Mas o mercado ficará de olho nas sinalizações de interferência na política de preços da Petrobras.

Os futuros no Brasil abrem em alta, acompanhando Nova Iorque.

Na Europa, o Índice de Preços ao Produtor teve alta de 0,5% em fevereiro, ante aumento de 1,7% em janeiro. No ano, há elevação acumulada de 1,5%.  As encomendas à indústria na Alemanha alcançaram avanço de 1,2% e o PMI da construção do país saiu de 41 pontos para 47,5. No Reino Unido, o PMI da construção saiu de 53,3 pontos para 61,7 pontos. Nos EUA, em dia de agenda relativamente vazia, serão divulgados os números de pedidos por seguro-desemprego, como ocorre toda quinta-feira. A expectativa do mercado é de que sejam feitos 680 mil pedidos, ante a demanda por 719 mil pedidos na semana anterior. Outro dado importante é o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, às 13h no horário de Brasília.

.

Matheus Jaconeli

Economista da Nova Futura Investimentos

Leia também:

Investidores buscam detalhes sobre jantar de Bolsonaro com empresários

México: preço ao consumidor fechou em linha com expectativa de mercado

Artigos Relacionados

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

Planos devem autorizar exame de Covid de forma imediata

Antes da determinação da ANS, os planos podiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento ao pedido.

Cresce demanda árabe por café verde e solúvel do Brasil

No primeiro trimestre deste ano, país exportou 37% mais café à região; além dos grãos verdes, crus, países têm demandado mais produto solúvel.