Toz recebeu, ao lado da nova sócia Daniela Vieira, CEO da Oven Entertainment — startup aceleradora de propriedades intelectuais que escolheu o universo criativo e carismático do artista para seu primeiro projeto. A noite badalada reuniu diversas tribos, da estilista Alessa à empresária Juliana Saboya (Mil Frutas), passando pela curadora Vanda Klabin, o médico Leonardo Metsavaht, Naná Viveiros, Vanessa de La Fontaine e um time de fotógrafos de gerações diferentes, como Marcos Prado, Marco Rodrigues e Dudu Garcia. Da Oven também estiveram presentes Marcelus Viana, VP de Criação e Design; o CFO Marcius Viana; e o diretor de Criação Rodrigo Abranches.
Nascidos com traços, cores e texturas de graffiti nos muros do Rio de Janeiro, os personagens Nina e Shimu, do artista plástico Toz (que tem, inclusive, um painel gigantesco na sede da ONU, em Genebra), nasceram em instalações nas ruas mundo afora, esculturas e telas das galerias — e agora chegam mundialmente às telas digitais nas plataformas YouTube Shorts, TikTok e Instagram, junto com sua turma. A nova série nasce em um momento em que o audiovisual no Brasil está em evidência, concorrendo a prêmios como o Emmy Internacional e o Oscar. A animação representa apenas 1% desse mercado, que teve uma série de animação lançada no país em 2024. Vale lembrar que o artista foi o que recebeu, no MAC, a maior visitação na história do museu.
Fotos: Vera Donato