Games: Brasil é um dos principais players de desenvolvimento

224
Games - jogos eletrônicos (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Games - jogos eletrônicos (Foto: Rovena Rosa/ABr)

A participação brasileira no cenário internacional de games vem crescendo a cada ano, seja em consumo, número de jogadores ou no desenvolvimento e produção de jogos. Maior mercado de games da América Latina, a expectativa é que o país tenha movimentado US$ 2,3 bilhões em 2021 e que aumente essa receita em aproximadamente 6% em 2022, segundo a consultoria Newzoo. Neste cenário, chama a atenção a procura cada vez maior de grandes desenvolvedoras globais por estúdios nacionais, que são contratados para produzirem ou auxiliarem em partes específicas de seus jogos, em uma prática conhecida como XD (desenvolvimento externo). O destaque do Brasil no segmento acaba de ficar ainda mais evidente com a publicação do relatório da External Development Summit) (XDS, evento global que é referência em XD, que coloca o país pelo segundo ano consecutivo como o principal mercado emergente no segmento.

Desde a primeira edição da XDS, em 2013, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) participa do evento e organiza as comitivas Brazil Games, em seu projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), que apoia as empresas desenvolvedoras brasileiras que participam do evento, dando todo o suporte à divulgação dos projetos e estimulando a geração de negócios.

Entre os vários estúdios brasileiros que participam presencialmente da XDS e de outros eventos internacionais importantes por meio da comitiva Brazil Games, da Abragames, existem perfis diferentes e complementares. Enquanto alguns se especializaram e são referências exclusivamente no trabalho de external development, outros também fazem um trabalho híbrido – ou seja, além de XD desenvolvem seus próprios jogos.

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, a XDS voltará a acontecer de forma presencial em setembro de 2022, em Vancouver, no Canadá, e a Abragames estará presente com diversos estúdios brasileiros, por meio da comitiva Brazil Games. A expectativa da associação é que este ano o número de parcerias aumente ainda mais e siga fortalecendo o mercado brasileiro de desenvolvimento de games.

Espaço Publicitáriocnseg

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui