Gangorra

O minério de ferro representa 17% das exportações e foi, em 2011, simultaneamente o grande vilão e benfeitor da inflação, já que os preços da commodities subiram muito no início do ano e, nos dois últimos meses apresentou deflação. Por isso, o economista Salomão Quadros, da Fundação Getúlio Vargas, concorda que é um erro “anualizar” qualquer índice baseado apenas em um mês. “Aqui na FGV nós trabalhamos com o acumulado de 12 meses passados”, esclareceu Quadros.

Mas…
Quadros, no entanto, considera que a pressão inflacionária do início do ano passado era de demanda e, portanto, não houve exagero do Banco Central (BC) ao, simultaneamente, elevar a taxa básica de juros (Selic) e promover aperto no crédito, que provocou alta também nos juros praticados pelos bancos.

Não tão rápido
Em artigo para a publicação Foreign Policy, com o emblemático título-pergunta “After America. How does the world look in an age of U.S. decline? Dangerously unstable” (Depois dos Estados Unidos. Como o mundo se vê numa era de declínio dos EUA? Perigosamente instável”), Zbigniew Brzezinski, ex-secretário de Estado do ex-presidente Jimmy Carter, admite que seu país encontra-se em declínio, mas recorre a divertido diálogo, para argumentar que a China ainda não estaria apta a assumir plenamente o papel dos EUA no mundo: “Não há muito tempo, um alto funcionário chinês, que obviamente tinha concluído que o declínio da América e ascensão da China eram inevitáveis, observou, em uma explosão de franqueza, com um oficial sênior dos EUA: “Mas, por favor, não deixe a América declinar muito rapidamente””

Cinco anos em 50
Em nota distribuída nesta segunda-feira, a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro afirma que o governo sempre esclareceu “sobre as dificuldades que os órgãos estaduais vêm enfrentando para recuperar as cidades atingidas” na Região Serrana. E admite que, apesar de o Ministério da Integração Nacional ter liberado R$ 48 milhões para as obras, “os grandes danos causados exigiram estudos técnicos mais aprofundados por parte do Inea, que solicitou, em agosto, a suspensão do processo. Somente em novembro as construções foram liberadas e a Secretaria de Obras “deu início ao processo de licitação”. Um ano depois das chuvas, nada foi feito e agora, com as novas tempestades, o governo estadual poderá renovar suas promessas para 2013.

Há vagas
O Detran-RJ promete mais 80 mil vagas por mês para os carros que forem fazer a vistoria de 2012. A estimativa é que sejam feitas 2,550 milhões de inspeções, 200 mil a mais que em 2011. Este ano a vistoria será um pouco menos inútil que nos anteriores: o veículo particular com capacidade para até cinco passageiros que estiver emitindo gases além das medidas definidas recentemente pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema) só receberá o documento novo se o problema for resolvido.

Roubo
Um quadro de Picasso e outro de Mondrian, além de desenho do italiano Caccia, foram roubados na madrugada desta segunda-feira da Galeria Nacional de Arte de Atenas, na Grécia. A polícia informou ainda que o roubo levou apenas sete minutos. Os ladrões aproveitaram-se do fato de o prédio não ter vigilância suficiente. Além de mostrar na prática os efeitos – entre outros mais dramáticos – da política de “austeridade fiscal” imposta pelos parceiros europeus à Grécia, o furto não deixa de ser uma alegoria do que está sendo feito aos gregos pelos ciosos agentes do setor financeiro internacional.

Crise?
A fabricante de carros de luxo Rolls-Royce bateu recorde de vendas em 2011. A companhia, que agora pertence à alemã BMW, comercializou 3,5 mil carros, 30% a mais que no ano anterior. A China ultrapassou os Estados Unidos como o maior mercado da marca.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBatchmann Sarney
Próximo artigoPrioridades

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.