Gangorra

O minério de ferro representa 17% das exportações e foi, em 2011, simultaneamente o grande vilão e benfeitor da inflação, já que os preços da commodities subiram muito no início do ano e, nos dois últimos meses apresentou deflação. Por isso, o economista Salomão Quadros, da Fundação Getúlio Vargas, concorda que é um erro “anualizar” qualquer índice baseado apenas em um mês. “Aqui na FGV nós trabalhamos com o acumulado de 12 meses passados”, esclareceu Quadros.

Mas…
Quadros, no entanto, considera que a pressão inflacionária do início do ano passado era de demanda e, portanto, não houve exagero do Banco Central (BC) ao, simultaneamente, elevar a taxa básica de juros (Selic) e promover aperto no crédito, que provocou alta também nos juros praticados pelos bancos.

Não tão rápido
Em artigo para a publicação Foreign Policy, com o emblemático título-pergunta “After America. How does the world look in an age of U.S. decline? Dangerously unstable” (Depois dos Estados Unidos. Como o mundo se vê numa era de declínio dos EUA? Perigosamente instável”), Zbigniew Brzezinski, ex-secretário de Estado do ex-presidente Jimmy Carter, admite que seu país encontra-se em declínio, mas recorre a divertido diálogo, para argumentar que a China ainda não estaria apta a assumir plenamente o papel dos EUA no mundo: “Não há muito tempo, um alto funcionário chinês, que obviamente tinha concluído que o declínio da América e ascensão da China eram inevitáveis, observou, em uma explosão de franqueza, com um oficial sênior dos EUA: “Mas, por favor, não deixe a América declinar muito rapidamente””

Cinco anos em 50
Em nota distribuída nesta segunda-feira, a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro afirma que o governo sempre esclareceu “sobre as dificuldades que os órgãos estaduais vêm enfrentando para recuperar as cidades atingidas” na Região Serrana. E admite que, apesar de o Ministério da Integração Nacional ter liberado R$ 48 milhões para as obras, “os grandes danos causados exigiram estudos técnicos mais aprofundados por parte do Inea, que solicitou, em agosto, a suspensão do processo. Somente em novembro as construções foram liberadas e a Secretaria de Obras “deu início ao processo de licitação”. Um ano depois das chuvas, nada foi feito e agora, com as novas tempestades, o governo estadual poderá renovar suas promessas para 2013.

Há vagas
O Detran-RJ promete mais 80 mil vagas por mês para os carros que forem fazer a vistoria de 2012. A estimativa é que sejam feitas 2,550 milhões de inspeções, 200 mil a mais que em 2011. Este ano a vistoria será um pouco menos inútil que nos anteriores: o veículo particular com capacidade para até cinco passageiros que estiver emitindo gases além das medidas definidas recentemente pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema) só receberá o documento novo se o problema for resolvido.

Roubo
Um quadro de Picasso e outro de Mondrian, além de desenho do italiano Caccia, foram roubados na madrugada desta segunda-feira da Galeria Nacional de Arte de Atenas, na Grécia. A polícia informou ainda que o roubo levou apenas sete minutos. Os ladrões aproveitaram-se do fato de o prédio não ter vigilância suficiente. Além de mostrar na prática os efeitos – entre outros mais dramáticos – da política de “austeridade fiscal” imposta pelos parceiros europeus à Grécia, o furto não deixa de ser uma alegoria do que está sendo feito aos gregos pelos ciosos agentes do setor financeiro internacional.

Crise?
A fabricante de carros de luxo Rolls-Royce bateu recorde de vendas em 2011. A companhia, que agora pertence à alemã BMW, comercializou 3,5 mil carros, 30% a mais que no ano anterior. A China ultrapassou os Estados Unidos como o maior mercado da marca.

Artigo anteriorBatchmann Sarney
Próximo artigoPrioridades
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.