Gangorra anunciada

Entre a última reunião do Federal Reserve (Fed), nos últimos dias 28 e 29 de junho, e ontem, quando fechou em 37.847 pontos, a Bovespa subiu cerca de 3 mil pontos, ou cerca de 9% em pouco mais de um mês. Essa escalada confirma alerta feito por esta coluna, no último dia 22 de maio, sobre o caráter especulativo da histeria que vitimou os mercados financeiros antes da reunião do Fed de junho. Tudo para justificar a derrubada dos preços das ações, permitindo que os mais espertos – ou mais bem informados – realizassem lucros e depois recomprassem na baixa.

Só um pouquinho
Embora haja sinais de reativação da atividade industrial, os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o nível de utilização de capacidade instalada na indústria de transformação revelam que o setor industrial brasileiro opera com bastante folga. Descontados os efeitos sazonais, na passagem de abril a maio, ocorreu apenas ligeiro aumento no nível de utilização, que atingiu 81,3% (81,0% em abril).

Esperando o freguês
Ou seja: há margem expressiva de capacidade de produção não utilizada na indústria, fator que aliado ao aumento que vem ocorrendo nos investimentos, assegura a baixa inflação e permite maior agressividade na redução dos juros. O elevado nível de capacidade ociosa reafirma ainda antiga lei do capitalismo: empresário que não quer perder o negócio não confunde propaganda com realidade. Ou seja, apesar de muitos repetirem o mantra de que os fundamentos econômicos são fantásticos, na ausência de consumidores, não investem na ampliação das fábricas.

Tudo pelo social
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB Rio) divulgou a lista dos ganhadores do prêmio Top Social 2006, que será entregue nesta segunda-feira, no Theatro Municipal. Entre os vencedores, estão Amil (Saúde Nota Mil), Bradesco Capitalização (Pé Quente Bradesco, GP Ayrton Senna  e Pé Quente Bradesco SOS Mata Atlântica); Petrobras (Segurança Alimentar Indígena Guarani, Ação Afirmativa, Atitude Positiva: Seu Sonho é nossa Luta, Estação Social e Valorização da Terceira Idade); entre outros.

Força, HH
Recomendação do blog do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), à candidata do PSOL à presidência da República, senadora Heloísa Helena: “Sua dicção está perfeita. Seu texto é quase editado. Mas falta uma coisa: quando o repórter perguntar de onde você vai tirar o dinheiro, fique calma. Diga que com você acaba o roubo no governo e vai sobrar dinheiro.” Ou então algo “do tipo: “Ora meu filho… comigo o dinheiro do Orçamento vai para as necessidades da população e não para os banqueiros”. Essa também serve.”

“My land”
Com negócios naquele país que antecedem à chegada do nome mais famoso do clã à presidência dos Estados Unidos, nos anos 60, a família Kennedy continua a manter fortes laços econômicos com a Argentina. Com um variado porfólio de negócios agrícolas, o clã é um dos maiores proprietários de terra na província de Córdoba.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.