No início de 2016, um motorista por aplicativo ganhava em média R$ 2,7 mil, equivalente a 3,06 salários mínimos (SM); no final de 2021, o ganho caiu para R$ 1,9 mil, apenas 1,56 SM. “Se o salário mínimo mantivesse o poder de compra, o que não ocorre, poderíamos afirmar que ser motorista de aplicativo hoje rende metade do que rendia no início”, analisa Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria, em texto sobre a Gig Economy; em bom português, economia de bicos, ou melhor, superexploração do trabalho.
Os números da renda são baseados em estimativas do Ipea. Considerando que a jornada de motoristas de aplicativo e taxistas é, em média, de 41,4 horas trabalhadas por semana, o valor médio recebido passou de R$ 16,10 por hora de trabalho no primeiro trimestre de 2016 para R$ 11,01 no último de 2021.
No grupo dos entregadores de mercadorias por moto, tem-se um período grande de ampliação dos ganhos efetivos médios, mas no início de 2020 há uma reversão, ficando estável desde então – em torno de R$ 1,5 mil por mês. A remuneração horária fica na casa de R$ 9,40.
Uma marca a cada 90 segundos
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) registrou um crescimento de 48% nos pedidos de registro de marca, entre 2019 e 2021, totalizando 363.392 marcas depositadas durante a pandemia. Considerado o 10º maior receptador de marcas do mundo, segundo dados de 2021 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Instituto atingiu o recorde de pedidos depositados: a cada 90 segundos, uma marca era depositada no Brasil.
“Os pedidos de registro de marca têm um prazo de tramitação pelo INPI muito positivo se comparado a prazos praticados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O INPI tem levado em média 10, 12 meses para examinar um pedido de registro de marca que não tenha sofrido oposição de terceiros”, afirma Clarissa Jaegger, sócia do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello.
Desde que o Plano de Combate ao Backlog de Patentes foi implementado pelo Instituto houve uma redução no tempo de exame técnico e na quantidade de pedidos aguardando o dito backlog que já ultrapassa os 80%.
Tiro n’água
Shell e Exxon acumulam gastos bilionários na prospecção no pré-sal, tendo como resultado zero poços com valor comercial. O interesse em pedaços da Petrobras não é à toa.
Rápidas
O presidente da Central Nacional Unimed (CNU), Luiz Paulo Tostes Coimbra, fala nesta quarta na Feira Hospitalar, em São Paulo, onde apresentará um retrato da rede própria do Sistema Unimed, que, nos últimos 6 anos, registrou um crescimento de 205% *** Foi homologado o plano de recuperação judicial da Fundição Balancins, da área de metal-mecânica e mineração, em Embu-Guaçu (SP). A reestruturação, fechada em R$ 398 milhões, foi conduzida por Daniel Machado Amaral, do DASA Advogados *** O ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores responsável pela promoção do fornecimento de bens e serviços chilenos, anunciou Hugo Corales como seu novo diretor no Brasil.