30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Ganhos maiores

O chefe da Casa Civil do governo fluminense, Regis Fitchner, não acredita que a implementação da Lei Seca irá gerar perda de arrecadação. Segundo ele, o dinheiro que o governo vai deixar de gastar com atendimento de pessoas vítimas de acidentes por álcool é suficiente para cobrir a possível perda com ICMS. “Estamos preocupado com a saúde da população. Com a diminuição das mortes, da violência no trânsito. Essa provável queda na arrecadação não traz nenhum tipo de prejuízo para o governo. Até porque, se nós formos pensar na lógica estritamente econômica, talvez iremos gastar menos”, comentou.

Para ficar
O diretor de Comunicação da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, voltou a afirmar que o preço do barril de petróleo acima de US$ 100 veio para ficar, uma vez que a oferta não poderá acompanhar a demanda crescente pelo combustível. “No mesmo período em que o Brasil perfurou 12 poços de petróleo, os EUA já fizeram 14 mil perfurações e não acharam nada”, disse, acrescentando que a produção hoje está em 83 bilhões de barris, para um consumo de 87 bilhões.

Inimigo oculto
Trinta porcento das isquemias são causadas por estresse e por isso podem não ser diagnosticadas por métodos convencionais. Para evitar risco de morte e complicações cardiológicas, é importante que seja verificada a resposta do paciente ao estresse sensorial. Cardiologia psicossomática é o tema da clínica gratuita que será realizada nesta quarta-feira, de 12h às 13h30, no hospital Pró-Cardíaco (R. General Polidoro, 192 – auditório – Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro).

Fundamentos
O Brasil conquistou o grau de investimento devido à grande exportação de commodities, à balança de pagamentos positiva e ao pagamento da dívida externa. Já as reformas “necessárias” (fiscal, da previdência, trabalhista etc.) e estão “em processo muito atrasado”, disse o economista-chefe de investimentos do ABN Amro Asset Management, Hugo Penteado, em palestra no Clube Americano. Como a balança está se deteriorando e exportar commodities não dá futuro a ninguém, pode-se esperar um downgrade na esteira da crise mundial.

Plantão
Cerca de 15 diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) estão em vigília, durante 24 horas, iniciada às 16h30 desta terça-feira, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em protesto pela apuração das denúncias de crimes financeiros e lavagem de dinheiro deflagradas pela Operação Satiagraha da Policia Federal. “É revoltante ver que acusados de grandes crimes financeiros, envolvendo interesses e recursos da União, como no caso da participação do Banco Opportunity, de Daniel Dantas, no processo de privatização da telefonia no Brasil, recebam tratamento diferenciado pelo STF”, afirma Lúcia Stumpf, presidente da UNE. Espera-se que a cobrança inclua, além da mais que necessária investigação sobre o dueto Opportunity-ticanos, a apuração das relações entre Dantas e petistas.

Sylvio Cunha
O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) comemora o Dia do Comerciante, nesta quarta, homenageando o empresário Sylvio Cunha, dando o seu nome ao edifício-sede da entidade, na R. da Alfândega. Natural do Rio de Janeiro, Cunha, que faleceu ano passado, presidiu o CDL por 28 anos.

Fura-greve
O uso do E-mail Registrado cresceu 27% em julho, turbinado pela paralisação dos carteiros. Estima-se que mais de 100 milhões de correspondências não tenham sido entregues em todo o país. A alternativa virtual assegura data e hora do envio e do  recebimento, conteúdo do corpo da mensagem e dos anexos, quem mandou e quem recebeu.

Fórmula
Para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não há vantagens em ter inflação alta e, por isso, o BC subiu os juros. Donde se pode concluir que há vantagens – muitas vantagens – em juros elevados.

Artigo anteriorTambém lá
Próximo artigoPIB exterior
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.