“Garfada” – 2

Os clientes dos fundos DI e renda fixa de pelo menos um dos principais bancões privados do país levaram um susto, ao conferirem seus saldos, quinta-feira. É que, apesar de aplicados em renda fixa, os fundos sofreram perdas nominais, devido à marcação a mercado dos papéis em carteira de bancos privados que sofreram mudanças no valor de face. Ou seja, havia menos dinheiro na conta do que na véspera. Embora as perdas tenham sido mínimas, da ordem de centavos, os investidores brasileiros, escaldados com o calote aplicado por Armínio Fraga aos aplicadores dos fundos, em 2002, ficaram com uma pulga atrás da orelha.

Ponta-cabeça
Qualquer tratado, estudo acadêmico e até mesmo um simples manual de contas públicas ensina que os únicos títulos passíveis de liquidez por um Banco Central são os papéis do Tesouro. Essa máxima veio abaixo com a decisão do Federal Reserve (Fed) de garantir a liquidez de commercial papers. Seria quase a mesma coisa que o BC brasileiro garantisse bilhetes do jogo do bicho. O capitalismo, dessa forma, começa a aproximar os diferentes banqueiros.

Ibope
A disputa de diplomatas pela leitura do único exemplar na biblioteca do Itamaraty do livro Bric ou RIC: Soberania ou Submissão, de Osvaldo Nobre, levou os responsáveis pelo departamento a contatarem o autor para obter mais exemplares. Dois livros foram despachados para Brasília.

SOS
Segundo o secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez, o presidente Lula é um dos que mais ligam para Bush tentando salvar a Rodada de Doha.

Risco
“Pela incompetência e pela ambiguidade, que introduz mais um elemento de risco, além do financeiro, Lula é o nosso subprime.” A frase é do economista Reinaldo Gonçalves, da UFRJ, e que já havia classificado a suposta blindagem da economia brasileira como sendo de papel crepom.

SOS Demo
Embora as fontes externas estejam secando com o acirramento da crise global, ONGs preocupadas com espécies em extinção ou raras relançam campanha para tentar salvar o DEM. Há dois anos, quando do pleito para governadores, os mesmos grupos se mobilizaram para tentar salvar o PFL, mas, apesar da mudança de nome, a espécie não teve sucesso na procriação.

Siameses
Sugestão de pauta para os coleguinhas das editorias de Política: em quantas votações no Congresso Nacional os deputados Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) votaram de forma diferente? Como ambos são candidatos a prefeito do Rio, no segundo turno, vale a pena tentar encontrar alguma diferença, ainda que residual, entre eles. Talvez com lupa fique mais fácil.

Vidraça
O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, insiste nas justas críticas às barbaridades cometidas pelos institutos de pesquisa nas eleições. Mas Maia também não foi feliz em suas projeções: uma semana antes do pleito, previa que seu partido, o DEM, elegeria 13 vereadores, e os coligados PTC/PMN fariam mais dois. Quanto a estes últimos, acertou; mas o DEM limitou-se a oito vereadores eleitos.
Piro que errar projeções é não aceitar o erro: em seu Ex-blog, na segunda-feira, 6, Cesar Maia deu a entender que previra 12 eleitos na soma DEM/PTC/PMN, e colheu dez, uma pequena diferença. Não foi bem assim. Mesmo na véspera da eleição ele projetava que somente o DEM elegeria 12 vereadores, que se somariam aos dois do PTC/PMN. Um total de 14, ou 40% a mais que as urnas propiciaram.

Igualdade de direitos
Ou começa a investigação da especulação no mercado brasileiro pré-crise, ou solte-se Cacciola.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSem pára-quedas
Próximo artigoGarfada continuada

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Taxa de juros dos EUA se mantém, mas deve subir em março

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos EUA, anunciou nesta quarta-feira, manter a...

Cargas tributárias foram aliviadas em 2021 na China

A China cortou cerca de 1,1 trilhão de iuanes (US$ 173,9 bilhões) em impostos e taxas em 2021, em meio aos esforços do país...

Receita de máquinas e equipamentos aumentou 21,6% em 2021

A receita líquida do setor de indústria de máquinas e equipamentos no país aumentou 21,6% em 2021, na comparação com o ano anterior, revela...

Petrobras faz inspeções remotas e intervenções preventivas

Com destino ainda incerto considerando a ótica do governo atual que em diversas vezes cogitou publicamente em colocar a estatal na lista da privatização,...

Vistoria remota reduz custos e protege as pessoas

Em tempos de pandemia, a Delphos disponibiliza uma ferramenta que atende à necessidade de proteção da vida das pessoas, sejam os profissionais que fazem...