Gás: produção de bilhões de metros cúbicos em águas ultraprofundas

107
(210625) -- HAIKOU, June 25, 2021 (Xinhua) -- Photo taken on May 12, 2021 shows the Deep Sea No.1 deep-water gas field, 150 kilometers off the city of Sanya in south China's Hainan Province. Deep Sea No.1, China's first self-operated 1,500-meter deep-water gas field, started production on Friday, according to the China National Offshore Oil Corporation (CNOOC). (Xinhua/Pu Xiaoxu)

O primeiro campo de gás em águas ultraprofundas desenvolvido e construído de forma independente pela China, Shenhai Yihao, também conhecido como Deep Sea No.1, registrou uma produção acumulada de gás natural de mais de 9 bilhões de metros cúbicos até o momento, com uma produção de petróleo superior a 900 mil metros cúbicos. O projeto é da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), empresa de economia mista que tem como acionista majoritário o governo que controla 70% da corporação. É a maior empresa de exploração petrolífera offshore em alto mar do país.

Shenhai Yihao é o campo de gás mais profundo desse gênero na China e iniciou suas operações em 25 de junho de 2021. Está localizado a 150 quilômetros da cidade de Sanya, na província insular de Hainan, no sul da China. É capaz de operar a uma profundidade marinha máxima de mais de 1.500 metros.

Segundo a Agência Xinhua, a CNOOC disse que, assim que seu projeto de fase II, que visa atualizar o campo de gás, esteja totalmente operacional, espera-se que o Deep Sea No.1 aumente sua produção anual máxima de 3 bilhões de metros cúbicos para 4,5 bilhões de metros cúbicos. E nessa época, o campo de gás será uma importante fonte de gás para a segurança energética do país.

De acordo com a CNOOC, o projeto da fase II tem reservas comprovadas de gás natural de mais de 50 bilhões de metros cúbicos e inclui instalações como 12 poços de gás em águas profundas, uma plataforma de processamento abrangente pesando mais de 14.000 toneladas e cinco oleodutos submarinos com um comprimento total de aproximadamente 250 quilômetros.

Espaço Publicitáriocnseg

Cerca de 80% dos rendimentos da empresa veem da exploração petrolífera direta. A empresa assume, sem custos, 51% de qualquer projeto de exploração em alto mar realizado na China por empresas petrolíferas estrangeiras. A CNOOC tem ações na Bolsa de Valores de Hong Kong.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui