Geladeira

Comentário de um especialista no setor: “Parece que o Plano Estratégico Nacional da Defesa atrasou por causa da celeuma em torno dos fornecedores e da planejada reformulação do serviço militar. O ministro Nelson Jobim teria acusado os lobbies estrangeiros, aliados a grupos pseudo-pacifistas, de procurar torpedear nossa indústria de defesa.”

Padrão global
O marciano que insiste em acompanhar a crise boliviana pela mídia tupiniquim ficou confuso ao assistir ao Jornal da Globo, de terça-feira. Após a reportagem exibir depoimento apenas dos que criticavam a presença do Exército em Pando e apresentar um  perfil quase hagiológico do governador do estado, Leopoldo Fernandez, o marciano ficou curioso em saber o que tão doce criatura teria feito de tão grave para ser preso e atrair as Forças Armadas ao seu território.
Não pode, no entanto, matar a curiosidade. Quando o repórter, enfim, começou a contar que Fernandez era acusado de ser responsável pelo assassinato de 15 camponeses, as imagens da reportagem saíram bruscamente do ar, voltando à redação. A confusão aumentou porque o marciano aprendera que, tecnicamente, o padrão da Globo é um dos melhores no mundo.

Novas tecnologias
A guerra de versões entre apoiadores e adversários do Governo Evo Morales chegou ao You tube. Acessíveis ao clique de qualquer internauta, surgem as versões mais antagônicas para os mesmos acontecimentos. A disparidade de opiniões, enquanto possa confundir o leitor, também serve de contraponto para o discurso monolítico dos meios de comunicação tradicionais sobre a crise.

Inclusão
“Saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência” é o tema da quarta edição do evento que comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Durante quatro dias a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) irá promover ciclo de palestras, feira de exposições e oferecerá diversos serviços à população. A abertura do evento foi nesta terça-feira. Das 9h às 16h desta sexta, portadores de deficiência poderão tirar documentos como identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho e CPF.

Varejo
Após apresentar nova fórmula nos tabletes familiares – chocolates com 100 a 200 gramas -, a Nestlé leva a novidade aos pequenos formatos – Tablete Classic ao Leite 40 gramas, Tablete Classic Duo 40 gramas, Tablete Crunch 35 gramas, além da ampliação da linha Suflair. Segundo dados da Nielsen, o segmento de tabletes de até 100 gramas representa 8% do volume total de chocolates e cresceu mais de 10% em 2007.

Pauta
Lançamento do jornalista Paiva Netto, o livro Pauta (Editora Elevação, 264 páginas, R$ 19,90) indica caminhos para a existência em sociedade e no âmbito pessoal. A obra reúne coletânea de artigos do presidente da LBV publicados em O Sul, de Porto Alegre, e reproduzidos em outros grandes jornais do país e do exterior. Em um trecho, o escritor ressalta: “(…) Em vez de nos matarmos por causa de religião, de ciência, de ideologia, de filosofia, de política, de clubes de futebol, ou o que mais o seja, devemos nos unir ecumenicamente, isto é, sem levar em consideração a crença ou descrença da criatura humana. (…) Esse é o ecumenismo sem fronteiras que pregamos. (…)”. O livro pode ser adquirido no site ww.elevacao.com.br.

Unidos pelas hipotecas
A recessão não apenas chegou à economia real, como afeta já a economia doméstica no seu mais estrito senso. Na Europa, segundo estudo da Associação de Advogados de Família, pela primeira vez em anos diminuiu o número de separações de casais. Unidos pelas dívidas hipotecárias, muitos casais estão pensando por mais tempo sobre as vantagens do divórcio. Em 2007, a Espanha registrou o maior número de separações na Europa: 130 mil casos, ou sete divórcios para cada dez casamentos. Se a tendência fosse mantida, segundo o Instituto de Política Familiar, o país teria mais separações do que casamentos até 2010. Com a crise, porém, as separações entraram em viés de baixa. Embora significativo, o número de 2007 já foi 7,4% menor do que em 2006. E, em 2008, a queda já é de quase 20%.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorÚltimo fundamentalista
Próximo artigoO céu é o limite
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...