O ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, disse que foi comunicado nesta quarta por Bolsonaro sobre sua saída do comando da pasta para dar lugar ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais nomes do Centrão.
“Eu não sabia, estou em choque. Fui atropelado por um trem, mas passo bem”, reagiu Ramos, segundo declaração dada ao Estado de S.Paulo.
O jornal informa que o general esteve com o presidente na tarde de segunda-feira, quando Bolsonaro voltou ao Planalto depois da internação em São Paulo. Os dois conversaram longamente, mas Ramos não foi comunicado de que seria demitido dois dias depois.
A comunicação só veio nesta quarta-feira. Ao mesmo tempo, há especulações de que o general da reserva iria para a Secretaria-Geral da Presidência, no lugar de Onyx Lorenzoni. Este, por sua vez, assumiria o Ministério do Trabalho, que seria recriado pelo governo.
A criação de mais uma Pasta e a perda de poder do ministro da Economia, Paulo Guedes, desagradaram o mercado financeiro. Mesmo assim, o dólar fechou a quarta-feira em baixa de 0,76%, cotado a R$ 5,192. A Bolsa de Valores subiu 0,42%, a 125.929 pontos. Durante a manhã, o Ibovespa chegou a passar de 126 mil pontos.