Geraldo maoísta

Até Mao Tse-tung foi escalado por Cesar Maia para ajudar a candidatura Alckmin. O prefeito do Rio, em seu ex-blog, convoca o tucano a ter um mote na campanha, como fazem Heloisa Helena (baixar os juros) e Cristóvam Buarque (Educação). Conclama Maia: “Ousar lutar, ousar vencer, como dizia Mao!”. A frase, mais conhecida no Brasil por ser o brado de Carlos Lamarca, é nome do capítulo 7 do Livro de Citações, mais conhecido como Pequeno Livro Vermelho, com citações de Mao Tse-tung.

Rolando Alckmin
Em um recado mais direto a Geraldo Alckmin, o prefeito do Rio apela para a ironia: “Leia só o que você falou no Jornal Nacional. É sobre emprego. Vê se dá para se entender. Leia outra vez! “Depois de tirar fotos e cumprimentar eleitores, Alckmin foi abordado por um pedreiro desempregado e falou dos planos para criar vagas. É preciso o Brasil fazer as reformas para poder num mundo globalizado ter boa competitividade. O que não pode é a ineficiência do Estado tirar a eficiência das empresas. Esse é o grande desafio. Aí o emprego cresce”, falou Geraldo Alckmin.”

Ausentes
É espantosa a falta de habilidade – não só do Governo Lula, mas dos candidatos à sua sucessão, com raras exceções – ao tratar do tema Varig. Parece que o problema da companhia aérea e seus 10 mil trabalhadores acontece em Marte.

Retrato antigo
É necessário que os empresários façam mobilização pelo Rio sempre, mas atentos ao que vem sendo implementado nos dias atuais. É com essa crítica que o Governo do Rio recebe um estudo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Federação das Indústrias (Firjan), encomendado ao economista André Urani sobre a “decadência do Rio de Janeiro”. Segundo o governo o estudo é na realidade um retrato antigo do estado, sem levar em conta, por exemplo, a criação do Pólo Gás-Químico, em Duque de Caxias; a ampliação da fábrica da Roche, na Zona Oeste do Rio; o anúncio da instalação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (do grupo ThyssenKrupp-Vale), a duplicação da Cosigua e a instalação de uma nova usina da Gerdau, em Itaguaí.

Renitente
“Bancos diante do Código de Defesa do Consumidor” é o tema de seminário que a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e a Internews realizam nesta quinta, das 9h às 18h, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. O seminário é oportuno, principalmente porque parece que a decisão da Justiça sobre o CDC ainda não foi bem compreendida pelos bancos. Na divulgação do evento, as instituições financeiras falam sobre “as posturas dos bancos frente à entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor no setor bancário”. Na realidade, o que a Justiça decidiu é que o CDC é aplicável nas relações do consumidor com os bancos, desde que foi criado – e não somente após a decisão do Supremo.

Manual
A União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) lança nesta quarta-feira o Manual das Eleições 2006, que estará disponível no portal www.unale.org.br. O manual informa as mudanças ocorridas com a aprovação da chamada minirreforma eleitoral, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e traz o calendário da campanha.

Sorriso
O Centro Odontológico do Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, Em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, desenvolve o programa Sorriso Saudável. Cm cinco gabinetes dentários e sala de raio X, são atendidas 500 crianças entre quatro meses e 12 anos, além de famílias em situação de risco social que participam dos programas e projetos da LBV. A instituição conta com o apoio de dentistas voluntários, estagiários de universidades e parceiros, entre eles Vitalis Indústria de Alimentos Ltda.

Vírus
Hackers e outros internautas maldosos, sempre ligeiros, já colocaram para circular uma mensagem com um atalho para ver as “fotos do horror no Líbano”. Quem clica no endereço eletrônico traz o caos para seu computador.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPara cima
Próximo artigoPromoção

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso