Gestão de Riscos ganha destaque

Parcerias mais sólidas, tecnologia e home-office permanecem em cena

Seguros / 23:58 - 8 de jul de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

No âmbito dos negócios de seguros em geral, a Risk Manager da Essor Seguros, Elvira Lanzillotta, acredita que a pandemia afetará a gestão de riscos das empresas, uma vez que a probabilidade de que eventos dessa natureza se repitam aumenta significativamente.

É importante enxergarmos que a pandemia, apesar de seus impactos negativos, nos traz grandes lições. Cabe a nós aproveitarmos esse momento para reflexão e aprendizado, para que possamos sair mais fortalecidos e preparados para o futuro”, ela reflete.

 

Plataformas

 

Falando sobre as possibilidades de novos produtos, Elvira afirma que a prioridade de otimizar a experiência do cliente, facilitando a aquisição dos produtos por meio de plataformas digitais simples e ágeis, se torna ainda mais latente na companhia.

Toda crise motiva a busca de novas soluções e impulsiona a inovação, que é o DNA da Essor. Estamos atentos às necessidades do mercado e em busca de oportunidades, seja por meio de produtos diferenciados, novas parcerias ou novas formas de ofertar os produtos. Estamos sempre prontos a ouvir e avaliar novas ideias”, garante.

A executiva conta que, por pertencer à Scor, sólido grupo ressegurador presente em 160 países, a seguradora tem acesso à experiência e ao conhecimento de diversos especialistas no mundo todo para os estudos de novos negócios, sempre aliados a uma gestão de riscos efetiva.

No entendo, faz questão de ressaltar que, para que essa importante bagagem seja efetiva e tenha se mantido assim – e até se fortalecido - durante esse período de adversidade, a resiliência da equipe foi um dos principais fatores de sucesso. “Aprendemos que quando existe união e engajamento de todos, qualquer barreira pode ser rompida”, comemora.

 

Parcerias

 

Além disso, a Essor se aproximou ainda mais de seus clientes e corretores, com envolvimento de suas parcerias, para melhor entender e atender às necessidades nesse momento de crise. Isso permitiu coletar informações importantes para a adoção de estratégias para manutenção de seus clientes. “Disponibilizamos também em nosso Portal do Corretor um novo canal de comunicação, a ferramenta de chat, que dá ao corretor a agilidade necessária para atender de forma mais eficiente seus clientes”, exemplifica Elvira.

Com base nessa experiência tão positiva, a Essor pretende adotar a política de home office mesmo após a pandemia, de forma a oferecer qualidade de vida aos seus funcionários e, ao mesmo tempo, otimizar os recursos de infraestrutura da seguradora. “Os critérios para a política de home office ainda estão sendo estudados”, pontua a Risk Manager.

Outro legado deixado serão as tecnologias utilizadas para viabilizar esse modelo de trabalho. “Já existem melhorias em andamento para otimização do uso do ambiente remoto e a tendência natural é que, à medida em que as tecnologias evoluam, novas ferramentas sejam implementadas. A constante ação da TI é essencial também para a efetiva gestão dos riscos ligados à segurança da informação, que se tornam ainda maiores nesse novo contexto”, conclui.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor