A foto tirada em 7 de novembro de 2021, mostra um veículo de transporte não tripulado Hyundai movido a hidrogênio, exibido na Área de Exposição de Automóveis da 4ª edição da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Hou Dongtao)
Beijing, 1 abr (Xinhua) — De olho no mercado em expansão e no potencial futuro significativo da indústria de hidrogênio da China, gigantes automobilísticos em todo o mundo estão começando a acelerar seu layout de negócios no setor de hidrogênio da China, informou o jornal Diário de Informação Econômica nesta sexta-feira.
Como uma das primeiras montadoras a desenvolver veículos de célula de combustível de hidrogênio, o Hyundai Motor Group iniciou a construção de sua primeira instalação de sistema de célula de combustível no exterior em Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China, em março de 2021. Nomeada de HTWO Guangzhou, espera-se que a planta seja concluída até o final de 2022. Com funções combinadas de fabricação, P&D e inovação, a nova planta está planejada para produzir inicialmente 6.500 sistemas de células de combustível anualmente e vai aumentando gradualmente sua capacidade de acordo com a demanda do mercado.
Como maior produtor de hidrogênio do mundo, a China acumulou uma experiência notável no setor de veículos elétricos puros e é possível liderar a futura transformação em direção à energia do hidrogênio, de acordo com Lee Hyuk Joon, presidente da Hyundai Motor Group (China) Ltd.
Além da Hyundai, outras grandes montadoras, incluindo Mercedes-Benz, BMW, Toyota Motor e Honda Motor, também estão buscando avanços no setor de veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio.
Fornecedores de autopeças e células de combustível, como Bosch, Continental AG e Faurecia, bem como produtores dos principais materiais, como DuPont, W. L. Gore & Associates e Johnson Matthey, também estão aumentando sua participação no mercado de veículos de célula de combustível na China.
Ao mesmo tempo, a Toyota está se dedicando para promover a redução de custos do sistema de células de combustível de hidrogênio. As montadoras chinesas, incluindo SAIC Motor Co., Ltd., BAIC Group, Guangzhou Automobile Company e Changan Auto, também estão procurando desenvolver tecnologias de veículos com células de combustível de hidrogênio. Fim
Leia também:
Indústria de roupas esportivas da China ascende com marcas locais