26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Giro

O simulacro da ação oposicionista PFL deve produzir pelo menos um efeito prático: incrementar a ação de planejamento tributário de grandes investidores. Caso se confirmem as previsões oficiais de que será impossível aprovar a prorrogação da CPMF no prazo previsto pelo governo, os investidores ganharão um tempo, ainda não dimensionado, para movimentar grandes somas de dinheiro sem o pedágio de 0,38%. Pelo menos durante esse período, não vai ser preciso guardar R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo no cofre.

Arapongagem
Inteligência competitiva. Essa é uma das funções atualmente mais valorizadas no mercado de trabalho por grandes empresas. A inteligência não se refere, necessariamente, ao QI do funcionário. Trata-se de eufemismo para designar a contratação de arapongas para agir nas áreas industrial e financeira.

Cabra macho
Depois do terceiro adiamento consecutivo do discurso com o qual o ex-presidente José Sarney promete demolir o governo FH, até os contínuos do Congresso Nacional não duvidam mais: até janeiro de 2003, Sarney sobe à tribuna.

Alvo
Com a candidatura de Roseana Sarney esvaziada com mais facilidade do que alguns (entre os quais não se incluem os titulares dessa coluna) poderiam supor, o próximo a ser jogado para escanteio deve ser… o tucano José Serra. Abatido pela dengue e patinando nas pesquisas, Serra deverá ceder lugar a um candidato que reuna novamente o tucanato-pefelê, alguém que seja mais do agrado da oligarquia financeira.

Armadilha
O motorista que viesse pela Linha Vermelha com destino a Niterói, neste final de semana, só descobria que o acesso à ponte estava fechado quando já estava em cima dele, obrigando a um passeio pelo Centro do Rio ou por São Cristóvão. Um aviso colocado nas entradas da Linha Vermelha ajudaria o contribuinte a ficar menos revoltado.

Na marra
A Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, decidiu jogar pesado contra a dengue – talvez de forma um pouco exagerada. Desde sábado, o prefeito Waldir Zito assinou decreto garantindo uso de poder de polícia administrativa no combate ao mosquito aedes aegypti. Os técnicos da Vigilância Sanitária estão autorizados a, enquanto persistir a campanha contra a doença, entra nos imóveis vazios e desabitados. Nos imóveis habitados em que seus ocupantes ofereçam resistência, retardando ou impedindo a ação, o decreto estabelece que estas pessoas deverão ser identificadas e autuadas, sendo multadas se houver necessidade.

Mais fácil
O Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu a obrigação de apresentar um documento de identidade na hora de entrar na sala de embarque dos aeroportos. Agora, a identificação voltará a ser feita como era antes dos atentados de 11 de setembro do ano passado, ou seja, apenas no check-in. Segundo a Infraero – que administra os aeroportos -, a exigência vinha causando filas e reclamações dos passageiros. Continuam em vigor outras medidas de segurança, como monitoramento por câmeras de vídeo.

Sem prévias
Tal qual fez no PMDB, o tucanato também enterrou as prévias no seu próprio partido, em São Paulo. A executiva estadual do PSDB decidiu indicar o governador Geraldo Alckmin como candidato natural da sigla para disputar a reeleição. A deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), que dizia disputar a indicação, pré-candidata do PSDB ao governo, retirou seu nome da disputa. Em time que está perdendo não se mexe.

Paraíso fechado
O governo dos Estados Unidos negará ou revogará vistos a dirigentes latino-americanos culpados em casos de corrupção ou lavagem de dinheiro, segundo o chefe do Departamento de Estado para Assuntos Interamericanos, Otto Reich. Segundo ele, essa política segue instruções do presidente George W. Bush para identificar casos documentados de corrupção e lavagem de dinheiro nas altas esferas de poder. “Não queremos que essa gente viva ou visite os EUA, ou que compre apartamentos em Miami Beach”, afirmou Reich. Aindústria imobiliária da Flórida vai sofrer.

Artigo anteriorTerra estrangeira
Próximo artigoAval
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.