27.6 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 19, 2021

Globalizando

Aproveitando a flexibilidade dos conceitos petistas de política econômica, já tem gente em Brasília propondo trocar Henrique Meirelles por Alan Greenspan na presidência do Banco Central. Enquanto Greenspan já marcha para praticar juros negativos, Meirelles, mais realista que o rei, insiste em manter a taxa básica daqui 26 vezes superior à sua equivalente norte-americana.

Moda em alta
Cerca de R$ 60 milhões em novos negócios. Esse foi o saldo da feira de moda masculina promovida pelo Moda Rio Sindiroupas em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e com o Sebrae RJ, que terminou ontem. Três mil visitantes, entre eles 250 compradores de todas as regiões do Brasil, conheceram os lançamentos de 30 expositores. O presidente do Moda Rio Sindiroupas, Victor Misquey, estuda a possibilidade de realizar a próxima feira em janeiro de 2004, lançando a coleção outono/inverno.

Posse
O embaixador Marcílio Marques Moreira, reeleito por unanimidade para a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro para o biênio 2003/2005, toma posse hoje, em cerimônia que contará com as presenças do vice-presidente da Republica, José Alencar, da governadora do Estado do Rio, Rosinha Garotinho, e do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota. À tarde, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, faz palestra sobre o tema “Desafios e Oportunidades da Economia Brasileira para o Quadrienio 2003/2007”.

Coréia em Sampa
Rodada de negócios com a participação de nove empresas coreanas acontecerá amanhã em São Paulo. Promovido pela Câmara de Comércio Coreana, Korea Trade Center (Kotra), o encontro reunirá companhias de áreas que vão de purificação de óleos industriais a segurança. Mais informações pelo telefone (11) 289-4200 ou pelos e-mails: kotrasao@tks.com.br e kotrasp@uol.com.br

Combustível
Fontes ligadas aos fundos de pensão de estatais garantem que as entidades vão começar a investir pesado para ajudar a reativar a economia, principalmente em obras de infra-estrutura. Apesar de não estarem numa situação financeira muito confortável, os fundos vão aplicar tudo que puderem – sem comprometer demais as reservas. As reuniões das diretorias se sucedem e as ações devem começar junto com o início do segundo semestre.

Reinado
Estiveram presentes ao Congresso da União Nacional dos Estudantes, no último fim de semana em Goiânia, os deputados Aldo Rebelo e Renato Rabelo (PCdoB) e José Genoino, presidente do PT. Aldo e Renato saíram de Goiás felizes – o PCdoB manteve a influência na UNE. Apesar do PT ter unificado a ampla maioria das correntes internas e lançado chapa única, não conseguiu vencer a chapa liderada pelos comunistas. As críticas ao governo Lula na bancada petista, porém, foram controladas.

Na base
Também esteve em Goiânia, Clarissa Matheus, filha do casal Garotinho-Rosinha. Clarissa, diferentemente dos “capos” do movimento estudantil, enfrentou a viagem do Rio a Goiânia de ônibus – embora escoltada por vans com seguranças.

Cidadania
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) lança hoje a campanha “Voto é opinião: está na hora de dar a sua”. A iniciativa, parceria entre a Alerj, o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria estadual de Educação, visa a estimular a cidadania nos jovens pelo voto. Desde 1989, quando pela primeira vez os adolescentes votaram – cerca de 1,5 milhão – vem caindo significativamente a votação entre os menores de 18 anos.

Apoio
O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, atribuiu à política econômica nacional o fato de 15 mil desempregados (e desesperados) esperarem quase dois dias em uma fila para tentar emprego na Comlurb. Apesar de ser fato que o país está em recessão, o alcaide carioca não pode esquecer que o partido dele apoiou os oito anos de governo FH, que resultou na situação atual.

Artigo anteriorSuperávit
Próximo artigoSaúde americana
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.