Gol

34

“A nomeação de Luciano Coutinho para a presidência do BNDES foi um gol da ala desenvolvimentista do governo.” A afirmação em ritmo de comemoração foi feita pelo economista Luiz Gonzaga Belluzzo, da Universidade de Campinas (Unicamp) durante a posse do novo presidente do BNDES. Belluzzo e Coutinho são amigos desde os tempos de salas de aula na Unicamp e trabalharam junto no governo Quércia em São Paulo.

Sotaque chapa branca
A proposta do novo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de transformar o banco no principal financiador de plataformas de exportação de multinacionais, está menos para o modelo asiático dos clusters do que para uma regressão colonial. Pelo menos na Ásia, as empresas exportadoras, constituídas por pesados subsídios e brutal exploração da mão-de-obra, fizeram o país passar da monocultura do arroz para a industrialização avançada e, mais importante, são companhias nacionais.

Soros no álcool
Depois de adquirir boa parte das terras argentinas, o megainvestidor húngaro radicado nos EUA George Soros está de olho no álcool brasileiro. Ele será uma das estrelas do São Paulo Ethanol Summit, evento que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no World Trade Center, em São Paulo. O encontro será promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e deverá ser aberto pelo presidente Lula. O ex-presidente FHC será o coordenador de um dos fóruns de debates agendados. Mais informações em www.ethanolsummit.com.br. Apesar do nome, o evento será em português.

Tempo, tempo
Exilado no período da ditadura, Franklin Martins, agora ministro, recebeu na manhã desta quarta a Ordem de Rio Branco, uma das mais importantes comendas do país. A insígnia foi criada em 1963 para comemorar o Dia do Diplomata, em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Também receberam a homenagem a Presidente da Petrobras Distribuidora, Maria das Graças Silva Foster, os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e do DF, José Roberto Arruda, os comandantes da Aeronáutica, Juniti Saito, e do Exército, Enzo Peri, entre outros, incluindo a ministra Marta Suplicy, e, em caráter póstumo, o compositor Cartola.

Biodiversidade
Produção de fitomedicamentos em parceria com o setor privado e as iniciativas do Estado que visam a assegurar a integridade territorial da Amazônia serão alguns dos temas abordados no Encontro Empresarial de Biodiversidade Brasileira, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Química-Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). Durante o evento, que acontece no próximo dia 8, estarão presentes o coordenador do Centro de Produtos Naturais da FAR-Manguinhos, Glauco Villas Boas, e o cientista político Hélio Jaguaribe. Será no auditório da Firjan (Av. Graça Aranha, 1, 13º andar, Centro – RJ), a partir de 14h.

Rapidinho
A ejaculação precoce, que atinge 40% dos homens atualmente, será um dos temas do 1º Congresso de Urologia do Rio de Janeiro, que começa nesta quinta e vai até sábado. Cerca de 600 especialistas no assunto estarão reunidos no evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia – RJ, para tratar também de temas como transplante renal.

Comando
Com cada vez mais adeptos no cenário empresarial e pesquisas no meio acadêmico, a governança corporativa virou tema de livro organizado pelos professores Ricardo Leal e André Carvalhal, do Instituto Coppead/UFRJ. Governança corporativa: Evidências Empíricas no Brasil será lançado nesta quinta, na Editora Atlas, em Botafogo (RJ). A publicação inclui estudos e testes empíricos de desenvolvidos no país, passando por assuntos como estrutura de controle e propriedade, conselho de administração e valor de empresa.

Hipócritas
Num país em que futuros médicos ingressam na universidade graças a fraudes nas provas, com o uso de “pilotos” que faziam as provas pelos verdadeiros vestibulandos, como comprovou a Polícia Federal, no Ceará, o que esperar da Saúde?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui