Gol contra

Em palestra quinta-feira à noite na Faculdade de Comunicação da UFRJ, o delegado Protógenes Queiroz queixou-se do vazamento de informações pela imprensa que prejudiquem as investigações, citando a CPI da Máfia do Apito, na qual trabalhou como assessor: “As manipulações de resultados envolviam árbitros, atletas, autoridades e até chefes de torcidas organizadas. Flamengo, Vasco e Internacional estavam envolvidos, mas a divulgação, pela Veja, nos obrigou a interromper as investigações”, criticou o delegado, que hoje assessora para a Fifa.

Nenhum lugar é seguro
Uma grande quantidade de sites legítimos, em todo o mundo, está sendo alvo dos ataques de hackers, informa a Websense, especializada em ataques na rede. Milhares de sites classificados como de “boa reputação” sofreram invasões de códigos maliciosos que remetem a páginas de péssima reputação, que infectam o computador do usuário. O conselho é reforçar a segurança com antivírus e outras programas de proteção.

Legitimidade
“A Corte Constitucional alemã acaba de dar um duro golpe no voto eletrônico, ao proibir seu uso”, relata o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, que reproduziu em seu Ex-blog artigo, transcrito pelo Clarin, de Manfredo Koessi, da Universidade de Córdoba/Andaluzia e doutor pela Universidade de Hamburgo. “Seus defensores não convenceram os juízes de que a antecipação e seguranças compensavam o perigo de softwares manipulados para gerar fraude eleitoral”, alerta o especialista em política.
“Na República, a eleição é coisa de todo o povo e assunto comunitário de todos os cidadãos e a função do processo eleitoral é a delegação de poder do Estado à representação popular. Por isso, a sua legitimidade não pode ser sacrificada em função da comodidade dos funcionários e da ansiedade dos políticos”, decidiu a Corte alemã.

Desespero
A seção de Pernambuco da União Geral do Trabalhadores (UGT) adverte para o risco de uma epidemia cujo controle está longe do raio de ação do Ministério da Saúde: a do desemprego. Citando dados do IBGE, o presidente da UGT-PE, Gustavo Walfrido, adverte que, apenas na Região Metropolitana de Recife, há cerca de 333 mil desempregados, o que significa que o desemprego aberto chega a 11,8% da população economicamente ativa (PEA). “Para resumir a estatística desesperadora, em cada grupo de dez pessoas, uma com certeza está desempregada, apenas na Região Metropolitana de Recife. Ou seja, existe em cada família, pelo menos um trabalhador ou trabalhadora fora do mercado de trabalho”, salienta Walfrido.

Os sem-avião
A queda do Air Bus da Air France produziu um trágico efeito colateral. Com o desastre do vôo A-330 tomando ocupando grande parte da atenção da imprensa tupiniquim, as vítimas do rompimento da barragem de Algodões I, no Piauí, sumiram do noticiário e, et por cause, a ajuda prometida pelas autoridades também começa a ser desacelarada. Vale lembrar que pelo menos mil pessoas deixaram de existir para os órgãos oficiais do governo estadual a partir do rompimento da barragem. São famílias que, além de perderem parentes, móveis e casas, ficaram sem documentos que as identifiquem.

Salada
Os que reclamam do excesso de partidos políticos no Brasil deveriam dar uma estudada no quadro partidário espanhol. Para uma população de pouco menos de 50 milhões de habitantes – quase um quarto da brasileira – 33 listas partidárias – lá o voto é na legenda - se apresentaram para as eleições para o Parlamento Europeu, que são realizadas neste domingo. Além das inúmeras legendas que representam as seis nacionalidades locais, existem agremiações como o Partido Antitaurino contra El Maltrato Animal (Pacma) e o Partido Familia y Vida (PFyV). Na prática, porém, as eleições são polarizadas entre os conservadores PSOE e PP, com algumas coligações de esquerda e partidos autonomistas abiscoitando votações pouco abaixo de dois dígitos.

Brasil em selos
A História do Brasil através dos Selos será contada no Sesi Duque de Caxias (Baixada Fluminense), até dia 26. Os visitantes são guiados por atores caracterizados como personagens históricos do país, como Dom Pedro II e Pedro Álvares Cabral. A exposição, com patrocínio da Cultura Inglesa e apoio dos Correios, está na R. Arthur Neiva 100, bairro 25 de Agosto, Centro de Caxias, das 9h às 18h.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEstado máximo
Próximo artigoBilhete premiado

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Carteira da massa falida do Banco Cruzeiro do Sul

Por Antonio Pietrobelli.

Vencimento de título corrigido pela Selic puxa queda da Dívida Pública

O vencimento de mais de R$ 200 bilhões em títulos públicos vinculados à taxa Selic (juros básicos da economia) fez a Dívida Pública Federal...

Quase 80% pretendem fazer compras no período da Black Friday

Varejo eletrônico gasta mais com publicidade para a data do que para o Natal.

Justiça obriga plano a custear medicação à base de cannabis

Paciente psiquiátrico teve direito negado; TJ-PR decidiu que plano banque tratamento, cujo custo anual é de cerca de R$ 25 mil.

Medindo o tempo

Por Edoardo Pacelli.