Gol renegocia dívida e contratos de leasing

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A Gol Linhas Aéreas detalhou nesta quarta-feira as iniciativas para renegociação da maioria de suas dívidas, além das obrigações decorrentes dos contratos de leasing.

Com relação às debêntures, a companhia aérea tem uma dívida de R$ 1,05 bilhão e iniciou as discussões com os titulares de tais debêntures visando algumas concessões, incluindo prorrogação de 90% do valor de principal vincendos em 2016 e 2017 para 2018, 2019 e 2020, um novo crédito no valor de R$ 300 milhões com prazo de 2 anos, além da renúncia (waiver) para o cumprimento de determinadas obrigações financeiras por um ano. A companhia tem a expectativa de que tais concessões iriam reduzir, até 2018, o pagamento de principal no valor de R$ 225 milhões.

Além disso, a Gol já iniciou discussões com todos os seus locadores de forma a renegociar certos termos comerciais dos contratos de leasing, incluindo a devolução de aeronaves, prorrogação e redução dos custos de devolução de aeronaves e prorrogação e redução de pagamentos no âmbito de tais contratos.

 

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Delta

 

Sobre a Delta Airlines, a empresa americana concordou em reduzir o excesso de garantia a ser mantido pela Gol nos termos do reimbursement agreement relacionado à garantia concedida pela Delta no âmbito do empréstimo tomado pela Gol no valor de US$ 300 milhões. A Delta concordou em fazer esta redução de forma permanente, sujeito à realização bem-sucedida das ofertas de permuta anunciada ontem pela empresa aérea brasileira.

A Gol informou também que, em 31 de dezembro do ano passado, havia um valor de R$ 555,5 milhões em pagamento prévio de entregas da Boeing. A companhia brasileira e a Boeing acordaram flexibilidade adicional nas futuras entregas de aeronaves. “Esse acordo irá representar um alívio significativo para a companhia em termos de fluxo de caixa. Parte deste fluxo de caixa deverá ser utilizado no âmbito das ofertas de permuta”, disse em comunicado.

Já o contrato com a Smiles estabelece que, se a Gol for bem sucedida na retenção de caixa em razão destas séries de iniciativas, incluindo as ofertas de permuta e as renegociações de seus contratos de leasing, a empresa irá receber da Smiles um pagamento antecipado de passagens aéreas no valor de R$ 1 bilhão, incluindo os R$ 376 milhões desembolsados pela Smiles em fevereiro deste ano.

 

Operacional

 

A companhia aérea brasileira disse também que implementou diversas iniciativas visando a redução de seus custos operacionais, incluindo custos administrativos, introdução de jornadas de trabalho de meio período a fim de compensar a redução da demanda em baixa temporada, e a renegociação com fornecedores.

Em maio deste ano, a Gol implementou uma mudança em suas rotas de modo a focar em rotas mais rentáveis, suspendeu voos para oito destinos e espera reduzir sua frota em aproximadamente 15% até o final do ano. A companhia estima que as mudanças irão reduzir ano a ano o número de decolagens e assentos de 15% a 18% e a oferta total de voos de 5% a 8%.

Por fim, a empresa iniciou discussões com seus fornecedores chaves para reduzir custos e ajustar à realidade das novas rota e frota. No primeiro quadrimestre de 2016, por exemplo, a Gol revisou seus cronogramas de entregas com a Boeing de forma que não irá receber aeronaves até a metade de 2018.

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