Goleada

“A Argentina está aplicando goleadas no Brasil não apenas no futebol.” O comentário econômicoesportivo é do o professor de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Theotonio dos Santos, ao referir-se à decisão do governo Néstor Kirchner de estabelecer depósito compulsório de 30% sobre o capital especulativo que ingressa no país. Mês passado, nossos vizinhos dobraram o prazo de quarentena para esse tipo de capital. Cientista social brasileiro mais publicado na China, Theotônio, que integra o Conselho Editorial do MM, viaja dia 15 para aquele país, onde participará de debates na Universidade Popular da China sobre “Marxismo e o modelo de desenvolvimento da China”.

Terror
Do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Foram os piores 45 minutos que já passei na minha vida”. Ele se referia ao primeiro tempo da derrota da seleção brasileira para a Argentina por 3 a 1 e não à coletiva do engenheiro financeiro Delúbio Soares.

Santo de casa…
Em sua visita ao Rio, quarta-feira, o secretário-geral da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina (Cepal), o argentino José Luis Machinea, recusou-se a falar sobre as últimas medidas adotadas pela Argentina, voltadas para o controle de capitais especulativos. Somente depois de muita insistência de um repórter emitiu opiniões genéricas. Quando ministro da Economia do finado governo de Fernando de La Rúa, o breve, Machinea costumava ser mais loquaz.

Banido
Por 50 votos a oito, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a proposta de emenda constitucional que proíbe a prática do nepotismo nas três esferas da administração pública estadual. Foi mantido o texto original. Antes de apreciar a proposta, os parlamentares derrubaram a emenda 11, apresentada pelo deputado Aurélio Marques (PL), que excluía, das determinações da PEC, os cargos de chefe de gabinete ou equivalente, em cada um dos poderes.

Marido e mulher
O coordenador do Fórum Intersindical dos Metalúrgicos do Rio, Luiz Chaves, que participou da inauguração da plataforma P-47, na presença do presidente Lula, levou a platéia às gargalhadas ao falar do progresso do setor naval na gestão de Garotinho e agora no governo Garotinha. Até o presidente e a governadora Rosinha Garotinho riram.

Igualdade
Missão empresarial chinesa que visita o Rio nesta sexta-feira é composta por integrantes de 13 empresas de diversos setores. Todas os representantes são mulheres, das quais nove são presidentes e duas, vice-presidentes.

Vantagens
A missão chinesa será recebida pelo secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Henrique Rocha, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Hélio Cabral, que apresentarão as vantagens e incentivos fiscais e financeiros do estado. Cervejaria, calçados, estética, artigos esportivos, eletricidade, exposição, imobiliário e exportação são alguns dos setores representados na delegação.

Mau momento
Uma das respostas mais enigmáticas do secretário de Finanças do PT, Delúbio Soares, em sua entrevista, quarta-feira, foi dada ao ser perguntado se temia que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) pudesse comprovar as denúncias que fez: “Só o momento correto, mais à frente… Estamos vivendo um momento de tensão política com a entrevista que lançou uma suspeição sobre o país. Vai ter uma investigação no Congresso, que já foi pedida, e se necessário for estou à disposição para prestar os esclarecimentos necessários”, respondeu Delúbio.
A dubiedade deixou petistas com algumas pulgas embaixo das barbas. Afinal, “momento correto” e “mais à frente” significam que Delúbio pretende se defender mais adiante de eventuais argumentos de Jefferson?

Artigo anteriorOligopólio
Próximo artigoArma
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.