Goleada

Crítico da política econômica palocciana, o economista Reinaldo Gonçalves, petista e integrante do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), recorre, ao estilo do presidente Lula, a uma imagem futebolística para sintetizar a opção do governo pró-FH III: “É como se o Lula entrasse em campo com o Maracanã lotado torcendo por ele e o árbitro avisasse que o time dele somente poderia entrar com cinco jogadores. O adversário faz 5 x 0, mas ele diz que, no segundo tempo, vai conversar com o árbitro e, aí, com 11 contra 11, vai ser possível virar o jogo. Enquanto isso, tome de gol do adversário.”

Apagado
Como saldo do último plano de demissão voluntária (PDV), o Setor de Engenharia da Light (distribuidora de energia de parte do Estado do Rio de Janeiro), que já estava enxuto, foi reduzido a praticamente zero. Como a empresa reduziu os investimentos em manutenção preventiva, cresce o risco de problemas no fornecimento de eletricidade para os cariocas. Que depois a Aneel não diga que foi surpreendida.

Pós
Começa este mês o curso de pós-graduação em Assessoria de Imprensa na UniverCidade (RJ). Coordenado pelo gerente de Comunicação Coorporativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Ronaldo Lapa, o curso tem como objetivo preparar o profissional para o trabalho de consultoria de comunicação, assessoria de imprensa e corporativa, na divulgação de fatos, produtos ou ações institucionais junto aos meios de comunicação. Curso mais que necessário. Mais informações em www.univercidade.edu

Visitas
O badalado cinqüentenário da Volkswagen no Brasil, com a notícia do início das vendas do Gol Total Flex pela Internet, causou um verdadeiro congestionamento no sítio da montadora, informa a Agência de Notícias Automotivas (ANA). A página, que normalmente recebe cerca de 15 mil visitas por semana, nos dois dias que seguiram à comemoração recebeu nada menos de 100 mil visitas. Moral da história: o movimento virtual ainda depende de uma boa divulgação nos meios de comunicação tradicionais.

Inumano
A quebra do monopólio das imagens editadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a invasão do Iraque, jogou na lata de lixo da retórica belicista um dos mitos da Guerra do Golfo, o das supostas bombas inteligentes. Aliás, se fossem inteligentes, não teriam sido inventadas, pois, como reafirmam as imagem que dão visibilidade à vida real, mais estúpido que uma bomba somente os que dão as ordens para arremessá-las.

Férias
Foram roubados ou furtados 31.906 veículos em todo o país em janeiro, número 0,09% menor que no mesmo mês de 2002 e 10,89% maior que em dezembro – o que permite concluir que os ladrões agem com mais desenvoltura nas férias de verão que no Natal. A boa notícia é que as localizações – recuperação de carros roubados – aumentaram: 3,66% e 8,35%, respectivamente, em relação a janeiro e dezembro do ano passado.
Pelos números do Cadastro Nacional de Veículos Roubados (CNVR), o Pará tem os melhores índices de recuperação: de 154 veículos roubados, foram localizados 142 (92%) em janeiro de 2003. O estado com maior número de ocorrências foi – claro – São Paulo, onde está maior frota do país. Foram 16.682 roubos e furtos. O Rio vem a seguir, com 5.081. Na recuperação os fluminenses estiveram melhor: 51% contra 44% dos paulistas.

Guerra suja
Integrante do diminuto time de tocadores de bumbo para a guerra de Bush, o primeiro-ministro da Espanha, José María Aznar, foi vítima do, até agora, protesto mais inusitado desde o início da invasão do Iraque. No último dia 25, manifestarem arremessaram uma tonelada de esterco contra a sede de Barcelona do Partido Popular, de Aznar. O material foi cedido pela Faculdade de Veterinária da Universidade Autônoma e transportado de trem pelos estudantes e professores que participaram do protesto.

Coleta
Um ex-governador está investindo na filiação de líderes da Força Sindical, que já esteve arrendada a Collor e ao tucanato.

Artigo anteriorBaixas
Próximo artigoSorte
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.