Play Store agora exige verificação de idade para baixar aplicativos nos EUA

Plataforma já mostra protocolo a alguns usuários: carteira de identidade, cartão do banco e e-mail

412
Digitando em celulares smartphones (foto de Pixhere, CC)
Digitando em celulares smartphones (foto de Pixhere, CC)

O Google começou a verificar a idade dos usuários de sua Play Store para baixar determinados aplicativos, uma mudança que está sendo introduzida primeiro nos EUA e que será seguida gradualmente em outras regiões.A Play Store já mostra a alguns usuários um processo de verificação de idade que lhes permite escolher o método mais adequado entre quatro métodos disponíveis: uma foto da carteira de identidade, uma selfie, o cartão do banco e o endereço de e-mail.

Sobre a opção de e-mail, como Artem Russakovskii, colaborador da Android Police, explicou no X, uma empresa terceirizada analisa os aplicativos e sites em que o usuário usou seu e-mail para estimar a idade. Segundo ele, essa é “a maneira mais rápida e fácil” de verificar a idade e não faz discriminação.

Independentemente do método escolhido, é um processo que deve ser concluído para fazer download de determinados aplicativos, que começou a ser implementado nos EUA, onde o Google está se preparando para a entrada em vigor de leis aprovadas recentemente pelos estados do Texas, Utah e Louisiana.

Espaço Publicitáriocnseg

Essas leis “exigem que as lojas de aplicativos verifiquem a idade dos usuários, obtenham a aprovação dos pais e forneçam informações sobre a idade aos desenvolvedores”, como diz o Google em sua página de suporte.

A Europa também está trabalhando para incorporar a verificação de idade online, com o objetivo de reduzir a exposição de menores a conteúdo impróprio para a idade, como pornografia, violência explícita, linguagem ofensiva ou comportamentos perigosos, como automutilação ou distúrbios alimentares.

Nessa região, o Google lançou neste verão a tecnologia de verificação de idade Credential Manager, que cria um canal seguro para compartilhar informações de identidade do usuário e permite a verificação por meio de tecnologias de prova de conhecimento zero.

Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg