Em conversa com a coluna, um empresário do ramo industrial comenta sobre o total distanciamento do Governo Bolsonaro em relação ao setor. Mais que distanciamento, até um certo desprezo. Mesmo o Ministério da Infraestrutura, que deveria estar atento para dinamizar a indústria, demonstra um certo desdém.
O governo só tem olhos para o agronegócio. Apenas a construção civil recebe um pouco de atenção, talvez pela visibilidade que proporciona votos e pela geração rápida de empregos de baixa qualificação – o segmento é responsável por quase 10% dos postos com carteira gerados este ano.
O resultado pode ser visto na perda da participação da indústria na economia brasileira, que se reflete em menos empregos e salários mais baixos. O setor de serviços pode ser um gerador importante de postos de trabalho, mas somente na alta tecnologia se garante colocação com bons vencimentos; o que se vê, ao contrário, é a criação de empregos de baixa qualificação, especialmente no comércio.
Assim, conduzido por um economista do mercado financeiro que não tem maior apreço pela produção, o Brasil recua. Esse tema não poderá ficar ausente dos debates eleitorais.
Coopera
Nesta quinta-feira, o Sistema OCB/RJ realizará a 1ª Conferência Rio Mais Coop de Empreendedorismo Cooperativo, no Vivo Rio. No evento, haverá a primeira edição do Prêmio 10+Coop. “Criada neste ano, a honraria expressa a força do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro e o quanto o modelo de negócios contribui para a construção de um Rio Mais Coop”, explica o presidente da OCB/RJ, Vinicius Mesquita.
A premiação será feita com base nos números do Censo 2021 do Cooperativismo Fluminense, englobando as seguintes categorias: número de cooperados, número de empregados, faturamento, gestão, governança, intercooperação, público feminino, público jovem, sobras e treinamento. No evento, serão premiadas três cooperativas em cada segmento.
Caminhos tortuosos
O aparecimento de nova variante da Covid e as incertezas sobre o rumo da doença reforçam a necessidade de desenvolver no Brasil vacinas e outros medicamentos para o combate. Mas no que depender do Governo Federal tudo será importado, sabe-se lá de que forma, como mostrou a CPI.
Rápidas
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizará nesta quinta-feira, às 10h, a 17ª edição do Seminário de Relacionamento com o Consumidor 2021 *** “A governança da informação: transparência e compliance nas organizações” é o seminário que a Associação Comercial do Rio realizará nesta sexta-feira, às 10h, com Humberto Mota Filho (presidente do Conselho de Governança e Compliance da ACRJ), Tatiana Bastos (IDC) e Marcus Vinícius Noronha (BNDES). Inscrições aqui *** Nesta quinta, às 9h30, a Associação Comercial de Santos (ACS) receberá a palestra “Panorama sobre o transporte de carga e a logística no Brasil”, que será feita pelo presidente do Conselho Superior do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga (Setcesp), Tayguara Helou. Inscrições aqui.