Governo do Rio e Cabo Frio Airport assinam acordo de cooperação

Entre os benefícios para a região está a chegada de novas empresas de comércio exterior e logística, gerando empregos.

O Governo do Estado do Rio – através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais – e o Cabo Frio Airport celebraram um Acordo de Cooperação Técnica, nesta quarta-feira, no Aeroporto de Cabo Frio.

Participaram da cerimônia e assinaram o documento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah; o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio; e diretor geral e presidente do Cabo Frio Airport, Rodrigo Abreu.

O convênio tem como objetivo unificar esforços entre o Estado do Rio e o Aeroporto de Cabo Frio para consolidar o Cabo Frio Airport como ativo fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior, armazenagem e distribuição de cargas, além de movimentação de passageiros. Tais elementos são essenciais para reafirmar a qualificação do Rio como “hub” logístico brasileiro.

Para a formalização do acordo, considerou-se a estrutura logística eficiente, moderna e competitiva do Cabo Frio Airport, que oferece aeroporto internacional, área alfandegada, armazém geral, câmaras frigoríficas e base de helicópteros, além de parque de abastecimento de aeronaves. As condições privilegiadas da cidade de Cabo Frio também fizeram a diferença. Além de ser um dos principais pontos turísticos do Rio, oferece infraestrutura consistente e apta para a integração da malha logística de cargas do estado.

De acordo com o diretor geral e presidente do Cabo Frio Airport, Rodrigo Abreu, entre os benefícios da assinatura do acordo para a cidade, estão a chegada de investidores para estabelecerem negócios no Polo Industrial e de empresas de comércio exterior (tradings) para importarem através de Cabo Frio.

“A expectativa é de que a parceria com o Governo Estadual irá acelerar o desenvolvimento da região, atraindo empresas de comércio exterior e importadoras, além de transportadoras, gerando empregos diretos e maior recolhimento de tributos. Também podemos pontuar a divulgação de Cabo Frio como ambiente de negócios e o aumento das rotas aéreas para a cidade”, comenta Rodrigo.

Segundo o diretor, “o Aeroporto de Cabo Frio vem se consolidando como um ecossistema de negócios e, em pouco tempo, será um dos catalisadores do desenvolvimento industrial da cidade”, finaliza.

Plano de Trabalho

O convênio prevê a criação de um plano de planejamento estratégico, realização de estudos e projetos para integração e utilização conjunta dos recursos de infraestrutura disponíveis. Para acompanhamento do acordo, que tem validade de dois anos, será criado o Grupo Gestor do Acordo, composto por gestores previamente definidos e nomeados por cada uma das partes envolvidas. O grupo irá acompanhar o andamento das atividades propostas no convênio.

Inaugurado em 1997, o aeroporto foi ampliado em 2001, tendo a segunda maior pista do estado. Hoje, recebe voos comerciais de passageiros das empresas Azul e Gol, voos comerciais de carga da Latam, voos internacionais fretados de passageiros e carga, além de aviação geral (voos particulares) e offshore (voos de helicópteros para as plataformas de petróleo).

O aeroporto de Cabo Frio é o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, e está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano.

O aeroporto tem localização estratégica não só para a atividade turística na Costa do Sol (o equipamento está no entorno das belíssimas praias da região), mas também para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Baixada: quase 85% das cidades têm situação fiscal crítica ou difícil

Segundo a Firjan, entre os 77 municípios avaliados, Guapimirim está na última colocação do ranking; Magé está na 76ª; e Paracambi, na 72ª.

União Química abrirá centro de distribuição no RJ

O Estado do Rio de Janeiro ganhará uma unidade da farmacêutica União Química, no município de Itatiaia, no Sul Fluminense. O anúncio foi feito...

Detran do Rio lança carteira de identidade digital

Deverá ser revalidada a cada 12 meses pelo usuário.

Últimas Notícias

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...

81% dos brasileiros têm contas em mais de uma instituição financeira

Oito em cada dez brasileiros têm conta em mais de uma instituição financeira, ou seja, controla suas finanças de força desagregada. É o que...