Governo dos EUA poderá atrasar contas já em outubro

Calote ocorrerá se atingido limite da dívida antes de deliberação do Congresso.

O Bipartisan Policy Center (BPC), um think tank com sede em Washington, alertou nesta sexta-feira que o Governo dos EUA provavelmente atingirá o prazo limite da dívida e deixará de cumprir suas obrigações de dívida em meados de outubro.

“Dado o ritmo atual de gastos e receitas federais, estamos razoavelmente confiantes de que a data X não chegará antes do início do ano fiscal” em 1º de outubro, Shai Akabas, diretor de política econômica do BPC, disse em um comunicado, referente à data em que o Governo Federal não poderá mais pagar integralmente e em dia as suas contas.

“Mas o trem pode sair dos trilhos logo em seguida, e só porque o Congresso tem um pouco mais de espaço para respirar do que o esperado anteriormente, não significa que os legisladores precisam usá-lo”, disse Akabas, segundo a agência de notícias Xinhua, projetando que o limite chegará entre meados de outubro e meados de novembro.

“Os rendimentos estão subindo em alguns títulos do Tesouro de curto prazo, indicando que os mercados financeiros já estão preocupados e que as negociações prolongadas do Congresso estão custando dinheiro aos contribuintes federais”, disse ele, acrescentando que apenas uma ação legislativa oportuna pode resolver os sérios riscos econômicos associados ao não cumprimento cumprir os compromissos dos EUA.

O alerta veio depois que a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse na quarta-feira que as “medidas extraordinárias” do Departamento do Tesouro para financiar temporariamente o governo provavelmente se esgotarão em outubro.

“Uma vez que todas as medidas disponíveis e dinheiro em caixa estiverem totalmente esgotados, os Estados Unidos da América não serão capazes de cumprir suas obrigações pela primeira vez em nossa história”, disse Yellen em uma carta aos líderes do Congresso, pedindo ao Congresso que levante ou suspenda o limite da dívida o mais rápido possível.

Como parte de um acordo orçamentário bipartidário promulgado em agosto de 2019, o Congresso suspendeu o limite da dívida até 31 de julho de 2021. Depois que o limite da dívida foi restabelecido em 1º de agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA começou a usar “medidas extraordinárias” para continuar a financiar o governo em uma base temporária.

O limite da dívida, comumente chamado de teto da dívida, é a quantia total de dinheiro que o governo dos EUA está autorizado a tomar emprestado para cumprir suas obrigações legais existentes, incluindo previdência social e benefícios de assistência médica, juros sobre a dívida nacional e outros pagamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Brics: Título para ter receita e financiar projetos de infraestrutura

Brics: Título para ter receita e financiar projetos de infraestrutura O Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NDB, em inglês) emitiu um título denominado em...

Últimas Notícias

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...

Eve: Aeronaves elétricas de emissão zero de carbono

A Eve Urban Air Mobility, da Embraer, e a francesa Helipass, plataforma de reserva de voo em helicópteros para turismo e mobilidade aérea, anunciaram...

Petrobras terá arquivos nas nuvens

A Petrobras inaugurou, na última sexta-feira (17), o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de...