Governo dos EUA poderá atrasar contas já em outubro

247
Congresso dos EUA (Foto: Martin Falbisoner/CC)
Congresso dos EUA (Foto: Martin Falbisoner/CC)

O Bipartisan Policy Center (BPC), um think tank com sede em Washington, alertou nesta sexta-feira que o Governo dos EUA provavelmente atingirá o prazo limite da dívida e deixará de cumprir suas obrigações de dívida em meados de outubro.

“Dado o ritmo atual de gastos e receitas federais, estamos razoavelmente confiantes de que a data X não chegará antes do início do ano fiscal” em 1º de outubro, Shai Akabas, diretor de política econômica do BPC, disse em um comunicado, referente à data em que o Governo Federal não poderá mais pagar integralmente e em dia as suas contas.

“Mas o trem pode sair dos trilhos logo em seguida, e só porque o Congresso tem um pouco mais de espaço para respirar do que o esperado anteriormente, não significa que os legisladores precisam usá-lo”, disse Akabas, segundo a agência de notícias Xinhua, projetando que o limite chegará entre meados de outubro e meados de novembro.

“Os rendimentos estão subindo em alguns títulos do Tesouro de curto prazo, indicando que os mercados financeiros já estão preocupados e que as negociações prolongadas do Congresso estão custando dinheiro aos contribuintes federais”, disse ele, acrescentando que apenas uma ação legislativa oportuna pode resolver os sérios riscos econômicos associados ao não cumprimento cumprir os compromissos dos EUA.

Espaço Publicitáriocnseg

O alerta veio depois que a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse na quarta-feira que as “medidas extraordinárias” do Departamento do Tesouro para financiar temporariamente o governo provavelmente se esgotarão em outubro.

“Uma vez que todas as medidas disponíveis e dinheiro em caixa estiverem totalmente esgotados, os Estados Unidos da América não serão capazes de cumprir suas obrigações pela primeira vez em nossa história”, disse Yellen em uma carta aos líderes do Congresso, pedindo ao Congresso que levante ou suspenda o limite da dívida o mais rápido possível.

Como parte de um acordo orçamentário bipartidário promulgado em agosto de 2019, o Congresso suspendeu o limite da dívida até 31 de julho de 2021. Depois que o limite da dívida foi restabelecido em 1º de agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA começou a usar “medidas extraordinárias” para continuar a financiar o governo em uma base temporária.

O limite da dívida, comumente chamado de teto da dívida, é a quantia total de dinheiro que o governo dos EUA está autorizado a tomar emprestado para cumprir suas obrigações legais existentes, incluindo previdência social e benefícios de assistência médica, juros sobre a dívida nacional e outros pagamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui