Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

O emprego doméstico foi um dos segmentos mais prejudicados com a pandemia. Não só pelo empobrecimento dos empregadores, já que muitos perderam renda, mas também pelo descaso do Poder Executivo. O governo acabou com a dedução do pagamento dos salários do empregado doméstico, retirando assim um estímulo à manutenção do contrato com carteira de trabalho.

A dedução do pagamento do INSS na Declaração Anual de Ajuste de Imposto de Renda poderia ser um estímulo. O Projeto de Lei 1766/2019, que foi aprovado no Senado Federal, espera a votação na Câmara dos Deputados desde dezembro de 2019.

Segundo Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, existem mais 2 PLs que criam estímulos às melhorias do emprego doméstico, mas infelizmente estão parados no Congresso Nacional.

Um é o PL 2058/2021 que altera a Lei 14.151/2021, que não permite a empregada gestante ter o trabalho presencial, mas quem paga o salário é o empregador doméstico. Aprovado na Câmara, mas modificado no Senado, voltou para a primeira e aguarda ser votado.

Para Avelino, a recriação do Redom, para refinanciamento da dívida do INSS do empregador doméstico, que foi aprovado na Lei Complementar 150/2015, mas que foi boicotado pelo Ministério da Fazenda na época, também beneficiaria o setor.

 

Artigo 221 da Constituição

Nessa época do ano, quando o Big Brother Brasil começa a ficar onipresente, o saudoso jornalista Sergio Barreto Motta – que durante anos ocupou este espaço no Monitor Mercantil – lembrava que o artigo 221 da Constituição determina: “A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; II – promoção da cultura nacional (…); IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.”

Mesmo após a maquiagem das edições mais recentes – com menos espaço para músculos bombados, bundas e peitos siliconados – o BBB está longe de cumprir o que determina a Constituição.

Não, não se trata de uma crítica elitista de quem não aceita manifestações populares, mas a constatação de que o fato de ser popular não significa passaporte para qualidade, nem álibi para defender o indefensável. Se for essa a única métrica, justifica-se até a eleição de Bolsonaro.

 

01

Todo o Rio de Janeiro se uniu contra a fórmula de concessão do Aeroporto Santos Dumont que o Governo Federal tenta impingir. Todo? Não, o 01, filho senador Flávio Bolsonaro, defende manter o edital. Não deve ser pelo desejo de aperfeiçoar a ponte aérea Rio–Brasília.

 

Rápidas

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) completa 70 anos em 15 de outubro e lança, em janeiro, uma série de ações comemorativas. A largada é com a live “IMPA 70 anos: passado, presente e futuro”, via YouTube do Instituto, terça-feira (18), às 14h *** Carlos Neder é o novo gerente Comercial da Korsa *** O autoteste ainda não está liberado, mas Lach, do Jardim Botânico (RJ) já tem a autocoleta para Covid-19. O paciente recebe o kit em casa, colhe o material e envia a amostra para o laboratório.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Venture capital: o que é preciso saber sobre o contrato de SAFE

Por Felipe Cervone, Marcella Loureiro Amarante e Geovana Martinazzo.

Anfavea espera que 2022 seja um ano de recuperação

Restrição na oferta de componentes deve ser menor este ano que no passado.

Últimas Notícias

Empregos na saúde ultrapassa 4,6 milhões

O número de pessoas empregadas na cadeia produtiva da saúde cresceu 0,6% entre agosto e novembro do ano passado ao atingir 4.652.588 de trabalhadores,...

RJ terá dificuldades de pagar R$ 92 bi à União

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá encontrar dificuldades para cumprir o pagamento de R$ 92 bilhões devidos à União. Isso porque...

China reduz juros em empréstimo de médio prazo

O banco central da China reduziu nesta segunda-feira (17) as taxas de juros de seus empréstimos de médio prazo (MLF) e repôs reversos em...

Petrobras: recorde de produção no pré-sal em 2021

A Petrobras atingiu recorde anual de produção no pré-sal em 2021, ao alcançar 1,95 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). Esse...

Médicos de SP mantêm greve na quarta-feira

Após se reunirem com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, na tarde desta segunda-feira, o Sindicato dos Médicos de São...