Grande Irmão

Quatorze milhões de norte-americanos que usam a Internet no trabalho têm as atividades on line monitoradas pelos patrões. Em todo o mundo, o número de usuários espionados no trabalho chega a 27 milhões. Os dados são de pesquisa do Privacy Foundation, entidade dos Estados Unidos pró-defesa da privacidade na Internet. O estudo se baseou nas vendas de empresas que produzem programas para monitoramento de e-mails e da Internet. A pesquisa considerou apenas a vigilância sistemática, em que todos os acessos à Internet e e-mails enviados ou recebidos são gravados, sem tratar das verificações eventuais.
Ainda segunda a pesquisa, as empresas estão estocando informações detalhadas que poderiam ser usadas contra elas em eventuais processos. A Privacy Foundation salienta que sua principal preocupação está nos desdobramentos que a tecnologia pode trazer em breve.
Grande Irmão II
Um site de privacidade do Departamento de Comércio dos Estados Unidos tornou públicas informações confidenciais sobre empresas. O mais irônico é que o site Safe Harbor (Porto Seguro) se destinaria suspostamente  a ajudar as empresas a manterem informações importantes em sigilo. Entre os dados expostos – todos eles fornecidos pelas empresas ao governo norte-americano em regime de alto sigilo – estão informações sobre renda, número de empregados e os países europeus com os quais as firmas mantinham negócios. Disponíveis publicamente desde o ano passado, quando o site entrou no ar, os dados, supostamente confidenciais, podiam ser modificados pelos visitantes da página, que podiam até apagar nomes de gigantes, como Microsoft, Intel e Procter & Gamble.

FH Vieira
O presidente FH parece dedicado a reforçar as convicções dos que o apontam como presidente mais autista da história do país, desde Delfim Vieira, que terminou o mandato já inteiramente demente, antes de morrer num hospício. Se a intenção não é essa, que planeta FH habita quando afirma desejar passar o país para um sucessor que não o leve para o atraso? Para quem vive no reino do racionamento de energia, da disparada do dólar, da incerteza sobre o emprego, do motim das PMs, entre muitos outros etceteras, fica a impressão de que FH vive, não em outro país, mas em outra galáxia.  

Patadas
Até quando a Argentina vai suportar os inúteis e sádicos sacrifícios impostos ao país por um primeiro-ministro biônico?

Comando
Enrique Meliá é o novo diretor geral da Spanair, companhia que recentemente reiniciou vôos para Madrid. Meliá era conselheiro e membro do Comitê Executivo da empresa desde 1994. Ele estava na presidência e direção geral da Newco Airport Services, do Grupo Spanair.

A perder de…vista
O estímulo ao calote e o pouco apetite do tucanato para combater a sonegação, em lugar do furor para fabricar impostos e avançar sobre salários, produz situações esdrúxulas. Sexta-feira, o secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, admitiu que, embora o pagamento das dívidas das empresas que aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) chegue até 60 intermináveis anos, existe pelo menos uma empresa que poderá quitar seu débito em até 720 anos. “O teto são 720 anos. Sem o Refis, ela não ia pagar nunca. Setecentos e vinte anos é mais próximo do que nunca”, disse Pinheiro, certamente, pensando nosso tataranetos.

Artigo anteriorFlautista de Amelin
Próximo artigoCabo nacional
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.