Greve de dados

Os trabalhadores em processamento de dados das estatais federais Serpro e Dataprev devem iniciar uma greve nesta terça-feira. A paralisação pode trazer afetar sistemas que controlam a restituição do Imposto de Renda, o comércio exterior, o repasse de verbas para os estados e municípios e as folhas de pagamento dos funcionalismo público federal e dos aposentados.

Greve no trânsito
Os funcionários concursados e servidores estáveis do Detran-RJ farão um protesto às 12h15 desta terça, em frente à sede do órgão (Avenida Presidente Vargas, 817). Eles alegam que o salário-base está congelado há três anos. Se não houver avanço nas negociações, prometem greve a partir de 2 de outubro. O diálogo parece difícil: os servidores acusam o presidente do Detran, Fernando Avelino – que tem feito um trabalho de modernização do órgão – de pedir à segurança para esvaziar os elevadores todas as vezes que chega e sai.

Greve nos caixas
Outra categoria que pode entrar em greve é a dos bancários, a partir de quinta-feira.

Costa Verde
O professor Bayard Boiteux, presidente do site Consultoria em Turismo, fala sobre “Políticas Públicas” no setor, nesta quarta, no I Seminário de Turismo de Angra, no hotel Meliá.

Selo
Em celebração aos 60 anos de fundação, que serão completados em 1º de janeiro de 2010, a Legião da Boa Vontade (LBV) lançou um concurso para criação de selo comemorativo. Aberto ao público em geral, que tem até 30 de setembro para participar, o concurso tem como tema “LBV – 60 anos multiplicando a Boa Vontade nos corações”. Mais informações em www.lbv.org.br

Tijolo sobre tijolo
Toma posse nesta quinta a nova diretoria do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP), encabeçada por João Batista Crestana. A festa será no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, na capital, a partir de 10h.

Parceria
Coordenado pela Camara Brasil-Alemanha do Rio, uma comitiva de executivos da ThyssenKrupp Steel e de professores da Universidade Duisburg-Essen chega esta semana ao Brasil para fechar uma série de programas de intercâmbio e cooperação com a UFRJ, PUC, USP e Ufop. Os acordos incluem o patrocínio de bolsas de estudo na Universidade de Duisburg-Essen para estudantes de Engenharia, nas áreas de metalurgia e materiais, de controle e automação e de produção, além de estágios nas empresas do grupo ThyssenKrupp.

Casa própria
Um dos mais recentes golpes via celular, aquele em que uma mensagem avisa aos incautos de plantão que sua linha foi contemplada “com uma casa do quadro “Construindo um sonho””, do Domingo Legal, do SBT, foi alvo de ação do Judiciário do Rio de Janeiro. As investigações mostraram que os autores do golpe, realmente, não tinham despesas com residências: estavam “morando” em penitenciárias do Ceará.

Auxílio
Um serviço gratuito foi criado pela consultoria Fiscosoft para auxiliar empresas tributadas com base no lucro real e imunes ou isentas no preenchimento da DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais dPessoa Jurídica 2009, que deve ser entregue até outubro. Este ano o contribuinte deve optar ou não pelo RTT – Regime Tributário de Transição, que “tem o condão de neutralizar os efeitos tributários gerados pelas novas práticas contábeis promovidas pela Lei 11.638 de 2007 e pela Lei 11.941 de 2009. Em www.fiscosoft.com.br/dipj2009, o empresário ou contador tem acesso a um serviço de busca às respostas dadas pela Receita Federal aos questionamentos mais frequentes.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO alienígena
Próximo artigoApagão no campo

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

Receita apreende mercadorias piratas avaliadas em R$ 1 milhão

Foram apreendidos na operação 170 volumes de mercadorias englobando videogames e acessórios, roteadores, entre outros.

Prorrogada a CPI dos royalties do Rio por 30 dias

Prorrogação do prazo se deve à complexidade da matéria e aos vários documentos requisitados que ainda estão sendo recebidos pela comissão.

Governo dos EUA se prepara para paralisação na semana que vem

Em outra frente de luta, líder democrata Nancy Pelosi anuncia acordo sobre pacote de Biden.

Alimentos são direito, não mercadoria, diz ONU

Três bilhões de pessoas não podem pagar uma dieta saudável.

PEC 32: Comissão da Câmara aprova texto-base da reforma administrativa

Proposta do relator tem terceirização e privatização do serviço público.