Os críticos da política externa do Brasil continuam a manter silêncio ensurdecedor sobre a revelação de que uma ex-embaixatriz do país em Cuba se prestava ao subalterno papel de auxiliar no recrutamento de agentes para a CIA, uma das principais operadores de golpes militares na região. Aparentemente, as tropas acantonadas nas redações para deflagrar assaltos a Venezuela e Bolívia para cruzadas “em defesa da democracia” aguardam instruções de Washington.
BO, o hipnotizador
Para o sociólogo português Boaventura Santos, “o mundo (não todo, mas uma boa parte) vive hoje em estado de hipnose e o hipnotizador é Barack Obama”, a quem ele chama de BO. Em artigo publicado na edição eletrônica da Agência Carta Maior, ele observa que a hipnose consiste numa mudança radical de percepção sobre o que se passa no mundo sem que na realidade haja razões para sustentar essa mudança. Para Santos, a mudança de percepção ocorre em diferentes áreas e cita a crise financeira global.
Mudança x realidade
Santos faz uma diferença entre mudança e realidade. Em relação à primeira, aponta “as medidas corajosas de BO para regular o sistema financeiro e assumir o controle de empresas importantes fez com que a crise fosse ultrapassada e a economia retomasse o seu curso”, mas contrapõe a essa percepção à realidade: “BO injetou montantes astronômicos de dinheiro dos contribuintes nos bancos e empresas à beira do colapso sem assumir o controle da sua gestão; não introduziu até agora nenhuma regulação no sistema financeiro; prova disso é o regresso do capitalismo de casino a Wall Street, com o banco Goldman Sachs a registar lucros fabulosos obtidos através dos mesmos processos especulativos que levaram à crise, enquanto o desemprego continua a aumentar e os norte-americanos continuam a perder as suas casas por não poderem pagar as hipotecas”, destaca.
Caixa
O aumento da alíquota de IOF para conter a entrada de recursos estrangeiro no mercado de capitais é uma “medida é inócua”, avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro Júlio Bueno. “Só visa a aumentar a receita do Governo Federal.. É uma iniciativa arrecadatória”, decreta.
Copa e Olimpíadas
Pela primeira vez o curso “Gestão e Marketing Esportivo”, ministrado pelo especialista João Henrique Areias, acontecerá na cidade de São Paulo. A sétima edição do curso será no dia 14 de novembro, no Hotel Mercure Apt Central Towers. Inscrições através do site www.jhareias.com
Diploma
Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Maurício Rands (PT-PE) e Rebecca Garcia (PP-AM) terão audiência, no próximo dia 4, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Na pauta, a construção de uma alternativa à decisão do STF que aboliu a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. A votação do relatório da PEC dos Jornalistas estava prevista para a última quarta-feira, mas foi adiada pela segunda vez para ocorrer no mesmo dia do encontro dos parlamentares com Mendes. O deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apresentou voto separado contra a PEC, adiando a votação.
Pré-sal
Desenvolvimento econômico, desafios humanos, tecnológicos e logísticos do pré-sal serão debatidos no seminário “O Pré-Sal e o Desenvolvimento Regional”, dias 4 e 5 de novembro. A realização é do DRM-RJ e pela Fundação Ceperj
Cybermalandragem
Uma das mais antigas e manjadas picaretagens virtuais, a história do fax nigeriano que pedia aos incautos para depositarem dinheiro numa conta no exterior em troca de acesso a milhões de dólares retidos no Banco Central daquele país africano, ganhou um correspondente báltico. Num português vertido do inglês em tradução de computador, uma fictícia viúva da Estônia oferece US$ 3,5 milhões a almas caridosas que queiram propagar “a palavra de Deus” e “ajudar orfanatos e viúvas”. Ao ceder aos impulsos da ingenuidade e da ambição, o internauta dá a certeza aos espertalhões de estarem diante de uma vítima em potencial.